Dinossauro é o primeiro encontrado no Paraná
Dinossauro é orgulho para o país
Contudo, a descoberta do dinossauro paranaense chama a atenção não somente de moradores da região.
É um acontecimento que acabou, por usa vez, gerando impacto no país. Afinal, é a primeira vez que a espécie foi registrada no Brasil e no mundo.
Dinossauro paranaense é reconstituído
O dinossauro encontrado no Paraná foi reconstituído por pesquisadores. Um vídeo foi produzido pela USP em parceria com a Universidade Estadual de Maringá. O produto audiovisual foi divulgado pela revista cientifica Nature. No vídeo, pode ser visto de perto como o Vespersaurus paranaensis seria. Veja parte do vídeo, na reportagem especial exibida pelo Balanço Geral Maringá, no final da matéria!
Características do dinossauro encontrado no Paraná
Após a divulgação do vídeo, pode-se ter em base algumas características apontadas pelos pesquisadores, de como seria essa espécie inédita encontrada na região de Cruzeiro do Oste.
O Vespersaurus tinha em média 1,5 cm x 1 m de altura. Além disso, era carnívoro, veloz e ágil. Seus braços e mãos eram pequenos, mas tinha pés grandes e possuíam garras fortes. A ossada de uma das patas foi encontrada, inclusive, pelos pesquisadores e está conservada. A espécie inédita tem parentesco com o Velociraptor.
Origem do nome do dinossauro paranaense
Os fósseis do dinossauro foram encontrados na região da cidade de Cruzeiro do Oeste. Com isso, “Vesper” em Latim significa oeste, trazendo no nome do dinossauro uma homenagem a cidade.
Trabalho de descoberta de dinossauro se iniciou em 2011
Pesquisadores começaram a trabalhar em cima dessa descoberta inédita no ano de 2011. Desde o inicio da pesquisa foram encontrados 50 fragmentos de fósseis dos Vespersaurus.
Para os pesquisadores, após os trabalhos realizados, os mesmos acreditam que a região era local de morada de muitas espécies.
Reportagem mostra vídeo divulgado de dinossauro
A reportagem exibida pelo Balanço Geral Maringá mostra com mais detalhes o assunto. Além disso, você pode conferir fragmentos do vídeo divulgado sobre essa espécie inédita de dinossauro. Confira!