Um idoso de 117 anos que vive em Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná, pode entrar para o Livro Guinness dos Recordes e ser reconhecido como o homem mais velho do mundo. (Assista reportagem abaixo)
Sebastião Batista dos Santos nasceu no dia 15 de março de 1902 e agora no mês de outubro ganhou documentos novos. Isso porque funcionários do Instituto de Identificação do Estado do Paraná, da Polícia Civil, se depararam por acaso com sua certidão de nascimento e constaram que o óbito ainda não havia sido registrado.

“Essa situação chegou por acaso, um colega meu do instituto lá de Curitiba achou a certidão do seu Sebastião no setor de microfilmagem, que é o setor que armazena as certidões quando as pessoas fazem os documentos. Aí, dentro do nosso grupo de WhatsApp a gente resolveu conhecer essa pessoa”, contou Roque Maura, chefe regional do Instituto de Identificação.
Agora, a documentação foi reunida e enviada para a equipe do Guinness World Records, que deve dar um retorno em seis meses. Até janeiro deste ano, o homem mais velho do mundo era o japonês Masazo Nonaka, de 113 anos, mas após sua morte o título ficou vago e, futuramente, poderá ser preenchido pelo paranaense.
Segredo da longevidade
Mesmo com a idade avançada, seu Sebastião toma apenas um remédio por dia para regular a pressão, costuma fumar um cigarro de palha e tocar violão e acordeão sempre que possível. Para ele, o segredo de tantos anos de vida é, principalmente, ter fé.
“Eu conto pra todo mundo essa verdade, porque não adianta mentir, tem que falar a verdade. A gente tem que se apegar com Deus, já que ele ponho nós no mundo, ele sabe o que que ele tá fazendo”, declara o idoso.

Para finalizar, ele ainda fez questão de declarar:
“Panela velha é que faz comida boa”, fala entre gargalhadas.
Assista à reportagem completa:
A RIC Record TV foi conhecer pessoalmente o idoso de 117 anos no interior do Paraná.