Cascavel - O Grupo Ric promoveu, nesta quarta-feira (29), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), o painel “Em Pauta: como o Paraguai pode ser um parceiro estratégico para as empresas do Brasil?”. O evento, em Cascavel, no Oeste do Paraná, reuniu mais de 300 pessoas, entre autoridades governamentais, lideranças empresariais e representantes da indústria dos dois países. Um dos pontos destacados foi a vantagem econômica de investir no país vizinho.

O painel, que contou com a presença de Leonardo Petrelli, presidente do Grupo Ric, estimulou a cooperação bilateral e a discussão de oportunidades de investimentos, além de apresentar modelos concretos de negócios entre o Oeste do Paraná e o departamento de Alto Paraná, no Paraguai.
A iniciativa do Grupo Ric fortalece o diálogo entre o setor produtivo e o poder público. No evento, o foco foi a integração econômica e logística entre Brasil e Paraguai, com temas como infraestrutura, incentivos fiscais, segurança jurídica e capacitação profissional.
“Este é o terceiro encontro que nós fazemos com esta delegação do Paraguai, com o propósito de levar este novo Paraguai, essa imagem positiva para todos os paranaenses e para o Brasil. Para gerar integração e para gerar novas oportunidades de desenvolvimento”, afirmou Petrelli em entrevista à Ric RECORD.
“Tivemos um encontro maravilhoso, com mais de 300 empresários e empresárias de Cascavel, de alguma forma, esclarecendo suas dúvidas, gerando uma grande expectativa e também pudemos ter aqui toda a comitiva do Paraguai explicando todas as oportunidades que o Paraguai traz ao povo paranaense e o povo brasileiro”, frisou Leonardo Petrelli.
A programação durou cerca de duas horas, em um ambiente voltado para networking e troca de experiências.
Oportunidades no Paraguai
“Hoje nós viemos falar das abundâncias que temos na área tributária, na área de energia elétrica, na área de terreno, de capacitação de mão de obra, que hoje o Paraguai está oferecendo”, destacou o governador de Alto Paraná, Cesar Landy Torres.
Ainda, outra questão esclarecida foi o regime de maquila do Paraguai, um modelo de incentivo fiscal para a produção de bens e serviços destinados à exportação, e quais as vantagens deste regime para os empresários brasileiros. Uma delas é que o regime não acrescenta taxa de importação para máquinas e matéria-prima produzidas no Paraguai por empresas estrangeiras.