O Grupo RIC acredita que a democracia é o caminho. Por isso, nosso jornalismo prática diariamente o convívio dos contrários. Tanto é verdade, que no último dia 03, o presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, esteve na rádio Jovem Pan Curitiba, em um debate ao vivo e sem cortes, com o diretor-geral da Secretaria Estadual da Educação do Paraná, Gláucio Dias, discutindo justamente a pauta educacional do nosso estado.
No último dia 18, o telejornal RIC Notícias, da RIC Record TV, veiculou reportagem mostrando o movimento de professores que invadiu a Assembleia Legislativa do Paraná, mostrando todos os lados do fato. A referida reportagem exibiu entrevistas com diretores da APP-Sindicato e deu voz plena as reivindicações do movimento. Em seguida, o comentarista do Grupo, Marc Sousa, emitiu opinião sobre a situação, apresentando falhas no atual sistema contratações temporárias de professores, o chamado Processo Seletivo Simplificado (PSS). Argumentou que a solução pode ser alcançada com a realização de uma prova de seleção, proposta pelo Governo do Estado. Ainda questionou o porque os manifestantes rejeitam a avaliação. Em nenhum momento houve desrespeito com qualquer classe profissional, apenas a apresentação de problemas do atual sistema e indagações sobre os motivos da pauta dos manifestantes. Foi o exercício da livre crítica, um dos pilares da liberdade de expressão, assegurada pela Constituição.
Lamentamos algumas tentativas organizadas de difamar a imagem do profissional e deste Grupo em redes sociais. De forma intolerante e vil, foram usados adjetivos desqualificados e suposições infundadas, práticas condenáveis em uma democracia.
O Grupo RIC se solidariza ao nosso profissional e reforça o compromisso com o debate público qualificado. Reforça ainda um profundo respeito e admiração pelos professores.