Um homem que se passava por médico foi descoberto em Atalaia, uma cidade do interior do Paraná com menos de 4 mil habitantes. Desde junho deste ano, ele atendia na Clínica e no Hospital Municipal. (Assista reportagem abaixo)
Falso médico era atencioso e prestativo
Segundo a secretária de saúde Cristiane Oliveira, o falso médico usava o nome de Lisandro Traesel e apresentou toda a documentação necessária para a contratação, inclusive, um diploma universitário e a carteirinha do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR).
“Ele se comportava muito bem com a população, com os pacientes. Ele era prestativo, preocupado com o paciente. Ele saia do consultório ia lá perguntava o que tinha de exame o que não tinha. Tentava atender o paciente o melhor possível”, explicou.
Outra médica desconfiou o homem
A farsa só começou a ser descoberta quando uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi até o Hospital Municipal de Atalaia buscar um paciente vítima de parada cardíaca. Na ocasião, a médica da ambulância desconfiou do nervosismo do falso médico e decidiu checar o número do CRM apresentado por ele. Foi assim que ela descobriu que o do Dr. Lisandro Traesel existe, mas não era o homem que trabalhava em Atalaia.
Assim que foi alertada sobre a situação, a secretária de saúde chamou o suposto médico para conversar e ele acabou confessando que usou um nome e documentos falsos.
“Quando eu perguntei, falei ‘você não é essa pessoa? Não é o Lisandro?’, ele falou ‘não, eu não sou ele’. Eu falei ‘então você você não é médico?’, fiquei assustada, ele falou ‘não, eu sou médico. Eu juro pra você que eu sou médico, eu fiz medicina na Bolívia e não consegui revalidar’ e virou as costas, saiu correndo e foi embora”, contou Oliveira.
O município fez um boletim de ocorrência e a Polícia Civil investiga o caso para descobrir a verdadeira identidade do falso médico.
“A princípio, estaria presente aí um crime de exercício ilegal da medicina e também de uso de documento falso”, explicou o delegado Vagner Malaquia.
Verdadeiro médico fala sobre o uso de seus documentos
O verdadeiro Lisandro Traesel foi localizado, pela RIC Record TV, e se manifestou sobre o uso de seus documentos pelo falso médico.
“Esse diploma que esse médico está utilizando da Universidade Evangélica é totalmente falso. A minha formação em medicina é na Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, em 2000”, declarou.
Ainda conforme Traesel, ele já registrou inúmeros boletins de ocorrência sobre um falso médico que estaria usando seu nome, seu CRM e trabalhando sempre em cidades do norte e noroeste do Paraná.
“Em 2013, já foi feito um boletim de ocorrência porque eu fiquei sabendo que esse falso médico estava trabalhando no município lá no norte do Paraná. Esse de Atalaia, já foi o quinto boletim de ocorrência que eu fiz, em cinco cidades diferentes”, finalizou.
Assista à reportagem completa:
A RIC Record TV Maringá conta todos os detalhes da história do falso médico em Atalaia.