Nesta quarta-feira (2), a Assembléia Legislativa do Paraná (Alep) irá discutir a proposta do Deputado Estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB) sobre a Tarifa Zero. A audiência pública pretende divulgar o projeto e coletar assinaturas para o projeto de lei, que é de iniciativa popular.
Tarifa Zero quer estimular uso do transporte coletivo
Segundo o deputado, o projeto quer assegurar o acesso gratuito ao transporte coletivo urbano e metropolitano em todo país. A proposta da tarifa zero incentiva o uso do ônibus como um modal importante para melhorar o tráfego urbano.
O texto proposto por Romanelli diz que a tarifa zero pode ser custeada pelo Fundo Nacional de Transporte Urbano, a ser criado e reformado com recursos de rubricas legais já existentes. O documento cita 17 leis, decretos, medidas e atos que podem financiar o fundo.
“O IBT tem expertise quando o assunto é defesa de um transporte público barato e acessível a todos. Já coletou mais de sete mil assinaturas e precisamos de 1,5 milhão de assinaturas em todo país. É necessária esta ampla divulgação pelas assembleias, câmaras de vereadores, movimentos sociais e toda a sociedade para apresentá-lo para discussão e votação no Congresso Nacional”, disse Romanelli.
Isso já acontece através do Instituto Brasil Transportes em grandes centros urbanos, aqui no Brasil, já são 13 cidades. Confira a lista abaixo!
- Itatiaiuçu (MG)
- Monte Carmelo (MG)
- Muzambinho (MG)
- Agudos (SP)
- Potirendaba (SP)
- Paulínia (SP)
- Eusébio (CE)
- Anicuns (GO)
- Maricá (RJ)
- Silva Jardim (RJ)
- Porto Real (RJ)
- Pitanga (PR)
- Ivaiporã (PR)
O assunto foi pauta no RIC Mais Notícias de hoje, confira!
https://youtu.be/CnvbsmdyD1I?t=3157