Athletico se posiciona em bloco e pede paralisação imediata do Brasileirão

Furacão se junta a outros dez clubes da Série A e pede, oficialmente, que Brasileirão seja interrompido em solidariedade aos clubes gaúchos

por Vincenzo Dalicani
com supervisão de Daniela Borsuk
Publicado em 14 maio 2024, às 12h25.

O Athletico Paranaense divulgou nesta segunda-feira (14) um posicionamento oficial favorável à paralisação do Campeonato Brasileiro em decorrência da situação de calamidade pública vivida no Rio Grande do Sul. O Furacão já havia se posicionado, mas o comunicado adiciona que a decisão foi tomada em bloco junto aos outros 10 clubes da Série A que compõem a Liga Forte União.

Athletico se posiciona oficialmente em favor de paralisação no Campeonato Brasileiro (Foto: Atheltico Paranaense)

Além do Athletico Paranaense, o Atlético-GO, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Juventude, Fluminense, Fortaleza, Botafogo, Internacional e Vasco assinaram a carta. O pedido da LFU é de paralisação “emergencial” das rodadas do Brasileirão com retorno programado para os dias 1º e 2 de junho.

Após isso, Alexandre Leitão, CEO do Athletico, citou a nota divulgada pela LFU e atestou: “De forma unida, unânime e em bloco, respondemos ao questionamento da CBF”. Um fato importante é que Athletico e Atlético-GO haviam se posicionado em favor da continuidade, mas mudaram de opinião quando questionados pela CBF.

A carta enviada pelos clubes da Liga Forte União à CBF cita que as estruturas esportivas e administrativas dos clubes gaúchos impedem o retorno neste momento, “funcionamento mínimo” e que times mandem jogos em seus domínios.

Outro ponto destacado foi a dificuldade de logística para mandar jogos e treinamentos fora do Rio Grande do Sul, que resultaria em “desequilíbrio técnico e financeiro entre os clubes”, como atesta a carta.

Alexandre Leitão, CEO do Athletico, em entrevista ao Ric Esporte Clube (Foto: Vincenzo Dalicani)

CBF vai respeitar decisão dos clubes

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, garantiu em entrevista ao GE que a entidade vai acatar a decisão que for tomada democraticamente pelos clubes em conselho técnico convocado para o dia 27 de maio.

A reunião para definir o tema vai ocorrer três dias antes do prazo final de paralisação que foi pedido pelos clubes favoráveis, em ofício. Mesmo que acate decisão, Rodrigues reitera que haverá dificuldade em redefinir datas e que a “economia do futebol” será afetada.

Neste momento, Bahia, Palmeiras, Flamengo, São Paulo e Vitória, integrantes da Libra, com exceção ao Bahia, são a favor de continuidade do campeonato.

Confira posicionamento do Athletico e da LFU

Carta conjunta enviada pelos clubes da LFU à CBF (Foto: LFU)

Você também pode acompanhar as novidades do Athletico no programa Bate Pronto de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube (clique aqui) ou ligue o rádio em Jovem Pan News 107.1 e fique por dentro de todas as novidades do esporte.