Comissão técnica do Athletico vê Bruno Zapelli como protagonista e pede "mais gols"
Meia também revela desejo de fazer mais gols e tem número de finalizações menor do que teve em 2023. Mesmo assim, já tem mais gols
“Sim, é o que me pedem”. Foi isso que disse Bruno Zapelli, meia do Athletico, quando questionado sobre se tornar um jogador mais finalizador. O pedido vem desde sua chegada ao clube, em julho de 2023.
Nesta temporada, Zapelli tem nove participações em gol: três bolas na rede e seis passes. Ele já supera os números registrados nas três temporadas que teve pelo Belgrano. Em 2023, marcou dois gols marcados e deu duas assistências pelo Athletico.
“Sim, é o que me pedem. Chegar à área, entrar na zona de finalização. Sinto que também é importante para mim começar a fazer mais gols, chegar mais à área, dar mais assistências”, explicou o meia.
Zapelli ganhou moral recentemente com o técnico Cuca, após conversa. A comissão pediu intensidade ao jogador, que passava por críticas do torcedor.
O meia é considerado internamente como um dos pilares da montagem do time desde sua compra no ano passado, como segunda maior contratação da história do clube.
Na partida em que marcou pela primeira vez com a camisa do Athletico, vitória por 1 a 0 contra o Cuiabá, Zapelli esteve ao lado de Wesley Carvalho, treinador da época, em entrevista coletiva. Questionado, Carvalho comentou a intenção de fazer Zapelli entrar mais na área:
“É um jogador que não gosta de fazer gol, não gosta de entrar na área, ele mesmo sabe disso. A primeira coisa que eu disse para ele quando chegou é que ele iria aprender a fazer gol”, disse o então técnico do Athletico na época.
Números mostram
De fato, o tempo com Wesley Carvalho no Athletico foi o que Zapelli mais teve números nas finalizações. Em 21 jogos, ele finalizou 32 vezes (2,52 a cada 90 minutos jogados), mas acertou apenas cinco no gol (15%). Zapelli converteu 6% das batidas que tentou.
Pelo Belgrano, em 24 jogos na última temporada, Zapelli havia finalizado 25 vezes, com quatro no gol e apenas 4% de conversão.
Em média, no segundo semestre de 2023, os chutes de Zapelli tiveram distância de 21,6 metros. A grande área tem medida de 16,5m, assim, batidas foram em maioria de fora da área.
Este ponto é o primeiro da mudança de 2023 para 2024. Neste ano, em dez jogos por Brasileirão e Copa Sul-americana pelo Athletico, os chutes tem média de distância de 18,5 metros. Ainda fora da área, mas cada vez mais próximo.
Mesmo mais perto do gol, chutes diminuíram em frequência. Foram apenas nove tentativas (1,67 a cada 90 minutos jogados), três no gol e um índice de conversão que subiu para 11%.
No último ano, entre os meias no futebol mundial, fora as cinco principais ligas da Europa (Inglaterra, Alemanha, França, Espanha e Itália), Zapelli está entre os 10% que mais chutam.
Quer mais notícias do esporte paranaense? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!
Você, aliás, também pode acompanhar as novidades do Athletico no programa Bate Pronto de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube (clique aqui) ou ligue o rádio em Jovem Pan News 107.1 e fique por dentro de todas as novidades do esporte.