SAF: o caminho para o sucesso?
Qual torcedor não vislumbra títulos e quer ver o seu time sustentável, refletindo a boa governança no rendimento em campo?
Mas qual empresa desponta sem falhas e sem riscos? O importante é sempre ter no radar que todo investimento requer tempo de maturação e nem sempre vai atender às expectativas acaloradas de quem anseia por resultados. Quando falamos de futebol – que não se limita a um nome, marca ou produto e, sim, desperta sentimentos, essa relação é bem mais intensa, não é?!
Ou seja, mesmo que a empresa não esteja entregando o que se espera, o consumidor não troca de produto. Pode se esquivar por um tempo, se decepcionar com o que está por trás da embalagem, mas estará ali pronto para ser um cliente em potencial. Cabe ao dono atraí-lo. Ou quem sabe angariar ainda mais seguidores.
O novo modelo de negócio que ganha o futebol brasileiro parece ser o caminho para alavancar o potencial de crescimento dos clubes.
Os primeiros que pegaram essa onda tiveram na SAF a oportunidade de sanar contas e sobreviver. Já o Athletico, que está flertando com a possibilidade de se tornar um clube-empresa, ou capitalizar através de participações minoritárias, já é um exemplo de gestão eficiente há pelo menos duas décadas. É uma empresa pronta com êxitos estruturais e na formação de jogadores. Portanto, tem o privilégio de sentir o mercado, estudar o melhor negócio e jogar alto pelo que pode oferecer. A vantagem é mirar na expansão do projeto e investir no futebol profissional desde a comissão técnica até se tornar um atraente reduto para talentos em reta final de formação, assim como para jogadores experientes, com investimento alto, mas que veriam no clube a oportunidade de disputar grandes competições e ganhar títulos. Consequentemente, se teria um elenco mais encorpado e com mais chances de avançar na mentalidade vencedora e ousada.
Em 2023, a menos de 6 meses de comemorar 100 anos de história, o Athletico estará na Libertadores do ano que vem??
Pois é, talvez esteja aí a baliza para diminuir o nível de incerteza no futuro: se abrir ao caminho que se apresenta… para pavimentar uma nova jornada em busca de sucesso.