Time-base, tabela de jogos e mais: tudo sobre o Athletico para o Brasileirão
O Athletico chega embalado para o Brasileirão de 2024, com sete vitórias seguidas, o título do Campeonato Paranaense e a liderança do Grupo E da Copa Sul-Americana.
O Furacão vai estrear no Campeonato Brasileiro diante do Cuiabá. O jogo da primeira rodada está marcado para as 16h de domingo (14), na Arena da Baixada.
Confira, então, um guia com tudo o que você precisa saber sobre o Athletico para a disputa do Brasileirão, como time-base, pontos fortes, tabela de jogos e muito mais.
Momento
O Athletico está em seu segundo técnico em 2024. Após a demissão de Juan Carlos Osorio, o clube vive grande fase com Cuca. São sete vitórias nos últimos sete jogos.
O Furacão vem de uma conquista de Paranaense, com duas vitórias sobre o Maringá na final, e de duas goleadas na Sul-Americana, 4 a 1 no Sportivo Ameliano e 6 a 0 no Rayo Zuliano.
Time-base
Cuca tem mudado o time e até o esquema tático. O treinador, porém, tem usado principalmente um 4-4-2 – que deve ser o desenho do time no Brasileirão.
Hoje, um time-base tem Bento; Leo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Lucas Esquivel; Erick, Fernandinho, Christian e Bruno Zapelli; Canobbio e Mastriani.
E um time reserva poderia ter Léo Linck; Madson, Pedro Henrique, Mateo Gamarra e Fernando; Hugo Moura, Felipinho e Alex Santana; Julimar, Cuello e Pablo.
Escalação na estreia
Para a partida de estreia, contra o Cuiabá, o zagueiro Thiago Heleno, substituído no último jogo, é a única dúvida. De resto, Cuca deve ter força máxima.
Uma provável escalação do Athletico, então, tem Bento; Leo Godoy, Kaique Rocha, Mateo Gamarra e Lucas Esquivel; Fernandinho, Erick, Christian e Bruno Zapelli; Canobbio e Mastriani.
Prioridade?
O Athletico quer fazer bonito no Campeonato Brasileiro, até porque 2024 marca o centenário rubro-negro – comemorado no último dia 26 de março.
Segundo o diretor Márcio Lara, o clube vai priorizar o Brasileirão. O time, porém, também terá jogos pela Copa Sul-Americana e pela Copa do Brasil nos próximos meses.
Na última coletiva, Cuca disse que não vai poupar se os jogadores estiverem bem fisicamente. No 6 a 0 sobre o Rayo Zuliano, por exemplo, o time teve praticamente todos os titulares.
Pontos fortes
O Athletico se baseia muito mais no conjunto do que em uma ou duas estrelas. Apesar disso, os pilares do time são Bento, Thiago Heleno e Fernandinho – referências dentro e fora de campo.
Além deles, o Furacão conta com o lateral-direito Leo Godoy, o lateral-esquerdo Lucas Esquivel, o meia Bruno Zapelli e os atacantes Pablo e Mastriani como destaques da equipe.
Pablo e Mastriani, inclusive, são os artilheiros do Furacão em 2024. Pablo tem oito gols no ano, enquanto Mastriani tem sete gols e quatro assistências.
Falando em Mastriani… O Athletico conta com uma legião de estrangeiros.
São, ao todo, nove gringos no elenco: Leo Godoy, Mateo Gamarra, Lucas Esquivel, Bruno Zapelli, Canobbio, Cuello, Romeo Benítez e Lucas Di Yorio, além de Mastriani.
Jogos do Athletico no Brasileirão
- 14/04, domingo, 16h – Athletico x Cuiabá (Baixada)
- 17/04, quarta-feira, 19h – Grêmio x Furacão (Arena do Grêmio)
- 21/04, domingo, 16h – Athletico x Internacional (Baixada)
- 28/04, domingo, 18h30 – Juventude x Furacão (Alfredo Jaconi)
- 05/05, domingo, 16h – Athletico x Vasco (Baixada)
- 12/05, domingo, 16h – Palmeiras x Furacão (Arena Barueri)
- 18/05, sábado, 18h30 – Fortaleza x Furacão (Castelão)
- 26/05, domingo, 18h30 – Athletico x Criciúma (Baixada)
- 02/06, domingo, 16h – Athletico x Flamengo (Baixada)
Quer mais notícias? Então acesse o RIC Esporte Clube!
Você também pode acompanhar as novidades do Athletico no programa Bate Pronto de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube (clique aqui) ou ligue o rádio em Jovem Pan News 107.1 e fique por dentro de tudo!