Velocidade crítica: o que é e para que serve
A velocidade crítica (VC) é uma variável importantíssima para os treinos e previsão de tempo de prova. Ela significa a velocidade mais forte que um atleta consegue manter por um período de tempo. O conceito é mais simples e óbvio do que parece. Para você entender qual é a sua velocidade crítica, observe que suas provas de 5km, 10km e 21km ocorrem em um pace próximo.
As provas de 5 e 10km são provas mais fortes e com paces próximos. Já as provas de 21km tendem a ser um pace um pouco mais lento, mas ainda forte e confortável, por isso os atletas costumam dizer que é a distância mais gostosa de correr. Isso acontece porque a meia maratona é uma prova que o atleta corre no limite da velocidade forte que consegue manter.
Os estudos apresentam que para 5km e 10km a tendência é o atleta correr um pouco acima da VC (entre 2 e 5%), por isso são provas mais fortes. Já maratonistas de elite conseguem correr a maratona em um pouco mais de 2 horas entre 93 e 100% de sua VC.
Como calcular a velocidade crítica
Para calcular a VC é necessário usar os melhores tempos de duas distâncias distintas. Use o tempo de um teste de 1.600m e de um teste de 3.000m ou, então, use seus melhores tempos de suas provas de 5km e 10km.
A fórmula é básica: VC = distância1 + distância2 (em metros)/tempo1 + tempo2 (transformar minutos em segundos x 60)
Exemplo: Atleta FAST tem os melhores tempos de provas de 5km em 20 minutos e 10km em 40 minutos (transformando minutos em segundos = 1.200 e 2.400).
VC = 5.000+10.000/1.200+2.400= 15000/3600= 4,16m/s x 3.6 = 15 km/h – pace 4:00 km/min
A VC da FAST foi de 15 km/h ou pace 4:00 km/min
Como usar a velocidade crítica
Agora que você já sabe calcular a VC, consegue saber qual é a maior velocidade que consegue sustentar na corrida, por um período de tempo. Por meio dela dá para prever os tempos de provas e treinos. Por exemplo, se você tiver uma prova de 5km daqui a 30 dias e seu cálculo da VC hoje foi pace 4:00 min/km, provavelmente conseguirá terminar sua prova em 20 minutos ou, se tiver bem e treinar forte até lá, pode tentar correr a uma velocidade até mais forte e concluir a prova em menos de 20 minutos.
O mesmo vale para treinos mais longos, você pode tentar realizá-lo no pace da VC ou um pouco mais lento, dependendo dá distância. E para concluir, os estudos apresentam que, atletas bem treinados conseguem sustentar a VC por até 2 horas, ou seja, equivale a uma prova de meia maratonas que pode ser realizada a 100% da VC.
Agora é sua vez de calcular a velocidade crítica!
por Sara Crosatti, bacharel em Educação Física pela UENP, especialista em treinamento personalizado e musculação pela UNOPAR, mestre em atividade física e saúde pela UEL e doutoranda em atividade física e saúde pela UFPR. Além disso, é sócia do Marble Pro Studio, personal trainer, mentora esportiva, praticante e incentivadora da corrida de rua.