Entenda como funciona o VO²max do relógio GPS
O VO²max do relógio com GPS é uma média dos treinos que pode superestimar ou subestimar o VO²max real. Cada marca de relógio utiliza uma diretriz diferente para cálculo do VO²max. Por isso, vamos apresentar as diretrizes dos relógios GPS mais conhecidos do mercado, TOMTOM, GARMIN e POLAR.
TOMTOM
Se você nunca utilizou o seu relógio para corrida, trail ou passadeira rolante, mas utiliza-o para a monitorização de atividades nas 24 horas/ 7 dias da semana e outros tipos de atividades como ciclismo, ginásio, natação ou outras atividades indoor, o VO²max é estimado com base no nível de atividade geral e será menos preciso.
Durante os primeiros dias de utilização ou se nunca utilizou o seu relógio para corrida ou monitoramento de atividades nas 24 horas nos 7 dias da semana, o VO²max. é estimado com base no perfil e nível de atividade comunicado por si e será menos preciso. Sendo assim, à medida que o relógio memoriza seu comportamento e ritmo cardíaco em comparação com a análise da velocidade, ao longo do tempo, pode-se esperar que o VO²max. se torne mais preciso.
GARMIN
No GARMIN o cálculo do VO²max depende do dispositivo que possui. Os requisitos também variam de acordo com o tipo de atividade que está sendo registrada. Para determinar qual tipo de atividade seu dispositivo pode calcular uma estimativa VO²max, consulte o manual do dispositivo. Dessa forma, visite o Centro de Suporte Garmin, identifique o dispositivo específico que utiliza e selecione manuais à esquerda da página.
Passo a passo para obter uma estimativa VO²max em um dispositivo com GPS
Na corrida:
- A atividade de corrida deve durar 10 minutos ou mais sem parar, o vivosport requer 15 minutos sem parar.
- A atividade deve ser gravada ao ar livre com um sinal de GPS.
- Dados de ritmo cardíaco de um sensor óptico ou de cinta para o peito necessários. O ritmo cardíaco deve ser elevado a 70% do seu ritmo cardíaco máximo.
No ciclismo:
- A atividade de ciclismo deve durar 20 minutos ou mais sem parar.
- Dados de ritmo cardíaco de um sensor óptico ou de cinta para o peito são necessários;
- O ritmo cardíaco deve ser elevado a 70% do seu ritmo cardíaco máximo.
- Um medidor de potência é obrigatório.
POLAR
O cálculo do Teste de Condicionamento Físico baseia-se na frequência cardíaca em repouso, na variabilidade da frequência cardíaca e em seus dados pessoais: sexo, idade, altura, peso e autoavaliação do seu nível de atividade física, denominado histórico de treino.
Observe que o cálculo varia se você usa para todas as atividades ou só para corridas, podendo subestimar ou superestimar os valores de VO²max.
Como sabemos muitos atletas têm curiosidade em saber seu VO²max, por isso o assunto de nossa próxima pauta será um teste e uma fórmula para que você calcule seu VO²max estimado. Afinal, o VO²max real só é determinado por meio de teste em laboratório. Mas não se preocupe, como já falamos aqui, o VO²max não é importante, o mais importante é saber a velocidade crítica que também será pauta de nossos próximos artigos.
por Sara Crosatti, bacharel em Educação Física pela UENP, especialista em treinamento personalizado e musculação pela UNOPAR, mestre em atividade física e saúde pela UEL e doutoranda em atividade física e saúde pela UFPR. Além disso, é sócia do Marble Pro Studio, personal trainer, mentora esportiva, praticante e incentivadora da corrida de rua.
Gostou dessa matéria? Compartilhe! Quer saber mais sobre algum assunto referente à corrida? Deixe seu comentário!
Leia também:
Você já experimentou treinar sem relógio ou aplicativo GPS?
VO²máximo: o que é e para que serve?