Coritiba: laudo aponta riscos em estruturas do Couto Pereira; entenda

Laudo da empresa Barão aponta questões de "risco médio" e até de "risco crítico" no Estádio Couto Pereira, casa do Coritiba

Publicado em 12 jun 2024, às 13h11. Atualizado em: 14 jun 2024 às 13h08.

Um laudo técnico que tem circulado nas redes sociais aponta riscos na estrutura do estádio Couto Pereira, a casa do Coritiba. O laudo – exibido pelo Bate Pronto, da Jovem Pan, de quarta-feira (12) – é da empresa Barão, feito em 2023.

Couto Pereira, estádio do Coritiba
Couto, do Coritiba, tem pontos de “risco médio” e até de “risco crítico”. Foto: José Tramontin/Athletico

O arquivo aponta questões de “risco médio” e até de “risco crítico”. Procurado pela reportagem do Bate Pronto, o Coritiba divulgou uma nota nesta sexta-feira (14).

O laudo está disponível no site da Federação Paranaense de Futebol (FPF) e aparece como “aprovado com restrições”.

A condição da marquise do setor social, por exemplo, seria de “risco crítico”. O laudo recomenda a “demolição total destas peças, mantendo-se apenas as vigas longitudinais pertencentes aos pórticos principais de apoio da cobertura”.

A movimentação da estrutura do estádio, principalmente no terceiro anel, é um dos motivos de preocupação. Um vídeo que tem circulado nas redes sociais nos últimos dias mostra a arquibancada balançando durante um jogo do Grêmio:

Nota do Coritiba

“O Coritiba esclarece que o Estádio Couto Pereira dispõe de todas as licenças, alvarás e laudos necessários (inclusive complementares) para sua adequada operação e garantia de segurança do público. Todos estão em dia e em pleno vigor nos termos da legislação aplicável à matéria”.

“O Clube possui ainda Laudos de Estabilidade Estrutural e de Engenharia atestando a segura utilização do equipamento. Vale ressaltar que, recentemente e de forma espontânea, foi contratado estudo independente junto à empresa especializada, cujo laudo emitido atesta a segurança estrutural do estádio”.

“Independente disto, o Coritiba já está adotando medidas complementares, visando elevar o nível de segurança e de conforto ao público durante a realização das partidas”.

“Por fim, está em fase de execução o projeto de limpeza geral do Couto Pereira para que, em ato contínuo, seja realizada a etapa de pintura global”.

Quer mais notícias do esporte paranaense? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!

Você também pode acompanhar as novidades do Coritiba no programa Bate Pronto de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube (clique aqui) ou ligue o rádio em Jovem Pan News 107.1 e fique por dentro de todas as novidades do esporte.