Coritiba se pronuncia sobre proibição da entrada de torcedores das organizadas

Publicado em 17 fev 2024, às 13h57. Atualizado às 14h14.

O Coritiba se pronunciou sobre a proibição da entrada de torcedores das organizadas do clube em jogos no Couto Pereira. A punição, imposta pela Justiça, é consequência da invasão e da briga no jogo contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão de 2023.

Aquela briga teve a participação de dezenas de torcedores. Porém, cerca de 2.000 torcedores – que têm vínculo com as organizadas – estão impedidos de entrar no Couto.

Em nota publicada neste sábado (17), o Coritiba falou que “lamenta profundamente”, definiu a decisão como injusta e pediu “bom senso”.

Além disso, o clube promete atuar “junto a todos os órgãos envolvidos no assunto, com o objetivo de defender a liberdade para torcer de todos aqueles torcedores inocentes”.

Confira a nota

O Coritiba lamenta profundamente a abrangência excessiva da decisão judicial que está impedindo a presença de torcedores do Clube nos jogos no Couto Pereira.

Torcedores que não tiveram nenhuma ligação com os episódios ocorridos no Estádio Durival de Brito em 2023 estão proibidos de frequentar os jogos. Isto não é justo!

O bom senso deve prevalecer na dosimetria das punições. No caso específico isto não ocorre, por exemplo, porque 344 mulheres estão proibidas de ingressar ao estádio, sem que nenhuma mulher tenha sido identificada nas imagens do tumulto havido em 2023.

A pena deve se limitar aos infratores individualmente.

Considerando a gravidade do tema, muito embora o clube não seja parte da ação judicial na qual a decisão foi proferida, o Coritiba atuará junto a todos os órgãos envolvidos no assunto, com o objetivo de defender a liberdade para torcer de todos aqueles torcedores inocentes que estão sendo indevidamente punidos pelo poder judiciário.

Amanhã haverá um clássico no qual o Coritiba, por motivos alheios a sua vontade e em virtude de uma decisão judicial abusiva, estará alijado de contar com o apoio de parte da sua torcida.

A certeza é que os torcedores que estarão presentes no Couto Pereira apoiarão pacificamente a equipe em dobro. Representarão aqueles que estão punidos indevidamente porque esta é a torcida que nunca abandona.

Sempre juntos pelo Alto da Glória e pela liberdade para torcer.