Fábio Matias traça metas no Coritiba e diz: "Não sou marinheiro de primeira viagem"

Publicado em 18 jun 2024, às 13h51.

O Coritiba apresentou o técnico Fábio Matias na tarde desta terça-feira (18), dois dias depois de ele ter estreado no comando alviverde. Durante a coletiva, o treinador traçou os objetivos no Coxa e falou não ser um “marinheiro de primeira viagem”.

Técnico do Coritiba, Fábio Matias é apresentado
Fábio Matias é apresentado após Goiás 1×1 Coritiba. Foto: Coritiba/Reprodução/TV Coxa

O novo técnico do Coritiba ainda é pouco conhecido (saiba mais abaixo). Em times grandes, ele só teve trabalhos curtos como interino, no Flamengo e no Botafogo.

“A gente não é só um marinheiro de primeira viagem. A gente está há muito tempo no futebol. Passamos por outros clubes. Isso faz com que a gente esteja hoje aqui. Acreditar muito no potencial dos nossos jovens atletas e dos atletas mais experientes”.

Após estrear no 1 a 1 com o Goiás fora, Fábio Matias terá o primeiro desafio no Couto Pereira. O Coritiba receberá o América-MG às 21h30 de quarta-feira (19), pela 11ª rodada.

“Sobre o nosso torcedor, a gente sabe da importância dele, a gente precisa dele presente no jogo de amanhã. É um torcedor que tem um amor incondicional pelo clube. E tem que ter uma sincronia com os jogadores. É isso que a gente vai buscar”.

O Coritiba ocupa atualmente a oitava posição da Série B, a três pontos do G-4. Além dessa sincronia com a torcida, o técnico define a regularidade como seu principal objetivo.

“Entrar realmente na briga pelo G-4, este é o grande objetivo. O campeonato é longo. A regularidade é o ponto principal. Você precisa ser regular dentro e fora de casa. A gente está buscando este equilíbrio para fazer com que o Coritiba volte ao lugar dele”.

Quem é o novo técnico do Coritiba?

Fábio Matias começou no futebol como goleiro. Jogou na base, mas não vingou. Virou, então, preparador de goleiros e ganhou uma chance na base do Rio Branco-SP em 2000.

No ano seguinte, Fábio Matias tornou-se preparador físico e passou a ter experiência com elencos profissionais. E, em 2008, virou técnico e assumiu o sub-15 do Guarani.

Depois, o profissional passou por União Barbarense, Desportivo Brasil, Grêmio, Internacional, Figueirense, Flamengo e RB Bragantino – normalmente na base.

Fábio Matias destacou-se no Inter, onde sagrou-se campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2020 com uma vitória sobre o rival Grêmio na decisão.

Além disso, o técnico levou o sub-23 do RB Bragantino à final do Brasileirão de Aspirantes de 2022, mas perdeu por 3 a 2 para o Cuiabá na final.

Apesar da carreira construída principalmente nas categorias de base, Fábio Matias teve experiências à frente de times grandes do futebol brasileiro.

O profissional de 44 anos comandou de forma interina, por exemplo, o Flamengo em dois jogos em 2022 e o Botafogo em 10 jogos em 2024 (veja os detalhes aqui).

Quer mais notícias? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!

Você, aliás, também pode acompanhar as novidades do Coritiba no programa Bate Pronto de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube (clique aqui) ou ligue o rádio em Jovem Pan News 107.1 e fique por dentro de todas as novidades do esporte.