Coritiba vence o Paraná Clube de virada e leva a melhor no clássico Paratiba

Publicado em 20 fev 2022, às 17h58.

Na tarde deste domingo (20), Paraná Clube Coritiba se enfrentaram, na Vila Capanema, no Paratiba, válido pela nona rodada do Campeonato Paranaense.

O jogo contou com todos os ingredientes possíveis de um clássico. Disputas, discussões, expulsão e virada. Melhor para o Coxa, que venceu por 2 a 1 e assumiu a liderança do estadual. Luizão e Warley marcaram os gols do triunfo alviverde, sobre um Tricolor, que não conseguiu quebrar o tabu de não vencer o rival desde 2019 e segue muito ameaçado de rebaixamento. Moisés Gaúcho anotou para os paranistas.

Com o resultado no Paratiba, o Coritiba assumiu a liderança do Campeonato Paranaense, com 18 pontos. Já o Paraná Clube, permanece na lanterna, com apenas quatro pontos, e fica muito perto do rebaixamento à Série Prata.

Na próxima rodada, a décima, e penúltima da primeira fase do Campeonato Paranaense, o Paraná Clube terá um confronto pelo rebaixamento, contra o União, novamente na Vila Capanema, no sábado (26), às 16h. Já o Coritiba, entra em campo somente na terça-feira (01), diante do Azuriz, no Estádio Os Pioneiros.

Antes, porém o Coxa tem a partida pela primeira fase da Copa do Brasil, contra o Bahia de Feira, na quinta-feira (24), às 19h, na Arena Cajueiro.

PARANÁ CLUBE 1 X 2 CORITIBA

O Paratiba começou com o Paraná Clube tomando a iniciativa. Precisando da vitória para tentar sair da zona de rebaixamento, o Tricolor foi para cima, e logo foi premiado. Aos cinco minutos, Tadeu recebeu de costas e ajeitou para Moisés Gaúcho, que mandou um chutaço, no ângulo de Rafael William, marcando um golaço.

O Coritiba demorou a conseguir entrar no jogo. Repleto de jogadores reservas, o Coxa não conseguia criar chances. A equipe só conseguiu assustar aos 20. Thonny Anderson recebeu passe de Pablo García e finalizou. Lucas Wingert se esticou e mandou para escanteio.

Apesar de ter aberto o placar do Paratiba, o Paraná Clube jogava por “uma bola”, esperando o erro do Coritiba, que não veio. Com isso, o Tricolor apenas “resistia” em campo, enquanto o Coxa, apesar de ter mais a posse de bola, também não levava perigo.

A equipe foi assustar aos 34. Guilherme Biro mandou uma bomba de fora da área. Lucas Wingert voou e fez grande defesa. O goleiro paranista voltou a salvar aos 46, após cabeçada de Thonny Anderson. Antes, porém, Alef Manga foi expulso no aquecimento, após provocar a torcida do Paraná Clube.

O segundo tempo do Paratiba começou diferente da primeira etapa, desta vez, com o Coritiba indo para cima. Aos dois minutos, Warley, que entrou no intervalo, e fez sua estreia pela equipe, fez grande jogada e finalizou. Lucas Wingert desviou e a bola foi na trave. No minuto seguinte, o Coxa empatou o duelo. Luizão completou cruzamento de Thonny Anderson e fez a bola morrer nas redes do arqueiro paranista.

O Coritiba manteve o forte ritmo, sufocou o Paraná Clube, e foi premiado com a virada. Aos 12, Matheus Alexandre fez cruzamento, a defesa afastou mal, e a bola sobrou para Warley finalizar no canto esquerdo de Lucas Wingert.

O Paraná Clube, que já não vinha fazendo uma boa partida, piorou após a virada sofrida. O Tricolor mostrou muitas dificuldades ofensivas, e não conseguia reagir, para desespero da torcida que compareceu à Vila Capanema. Já o Coxa, parecia satisfeito com o resultado, e apenas cadenciava a partida.

No entanto, o Coritiba teve ainda duas chances para ampliar, mas Clayton parou no travessão e Guilherme Biro parou em Lucas Wingert. Com isso, o placar no Paratiba terminou mesmo em 2 a 1 para os alviverdes, que fizeram a festa nas arquibancadas, e assumiram a liderança do estadual, enquanto os paranistas se afundam ainda mais na lanterna.

Ficha Técnica
Campeonato Paranaense
Nona rodada

Paraná Clube: Lucas Wingert; Douglas Araújo (Juninho 2ºT/14″), Rodolfo Mol, Rayne e Kazu (Thiago Juan 2ºT/25″); Moisés Gaúcho, Vinícius Kiss e Castanha (Ronaldo Simões 2ºT/14″); Mikael, Matheus Iacovelli (Pablo Thomaz 2ºT/32″) e Tadeu
Técnico: Rodrigo Cascca
Gols: Moisés Gaúcho (1ºT/05″)
Cartões amarelos: 

Coritiba: Rafael William; Matheus Alexandre, Thalisson Gabriel, Márcio e Guilherme Biro; Bernardo (Clayton 2ºT/00″), Gustavo Bochecha e Robinho (Val 2ºT/18″); Thonny Anderson (Guillermo de los Santos 2ºT/40″), Pablo García (Warley 2ºT/00″) e Luizão (Edson Carioca 2ºT/24″)
Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Luizão (2ºT/03″); Warley (2ºT/12″)
Cartões amarelos: Warley (2ºT/44″)
Cartões vermelhos: Alef Manga (1ºT/43″)

Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Data: 20/02/2022
Horário:
 16h
Árbitro: Luiz Alexandre Fernandes (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Andre Luiz Severo (PR)