Coritiba vence o Paraná Clube de virada e leva a melhor no clássico Paratiba
Na tarde deste domingo (20), Paraná Clube e Coritiba se enfrentaram, na Vila Capanema, no Paratiba, válido pela nona rodada do Campeonato Paranaense.
O jogo contou com todos os ingredientes possíveis de um clássico. Disputas, discussões, expulsão e virada. Melhor para o Coxa, que venceu por 2 a 1 e assumiu a liderança do estadual. Luizão e Warley marcaram os gols do triunfo alviverde, sobre um Tricolor, que não conseguiu quebrar o tabu de não vencer o rival desde 2019 e segue muito ameaçado de rebaixamento. Moisés Gaúcho anotou para os paranistas.
Com o resultado no Paratiba, o Coritiba assumiu a liderança do Campeonato Paranaense, com 18 pontos. Já o Paraná Clube, permanece na lanterna, com apenas quatro pontos, e fica muito perto do rebaixamento à Série Prata.
Na próxima rodada, a décima, e penúltima da primeira fase do Campeonato Paranaense, o Paraná Clube terá um confronto pelo rebaixamento, contra o União, novamente na Vila Capanema, no sábado (26), às 16h. Já o Coritiba, entra em campo somente na terça-feira (01), diante do Azuriz, no Estádio Os Pioneiros.
Antes, porém o Coxa tem a partida pela primeira fase da Copa do Brasil, contra o Bahia de Feira, na quinta-feira (24), às 19h, na Arena Cajueiro.
- Leia também: https://ric.com.br/futebol/com-reservas-em-campo-cascavel-empata-com-o-azuriz-e-mira-agora-a-copa-do-brasil/
PARANÁ CLUBE 1 X 2 CORITIBA
O Paratiba começou com o Paraná Clube tomando a iniciativa. Precisando da vitória para tentar sair da zona de rebaixamento, o Tricolor foi para cima, e logo foi premiado. Aos cinco minutos, Tadeu recebeu de costas e ajeitou para Moisés Gaúcho, que mandou um chutaço, no ângulo de Rafael William, marcando um golaço.
O Coritiba demorou a conseguir entrar no jogo. Repleto de jogadores reservas, o Coxa não conseguia criar chances. A equipe só conseguiu assustar aos 20. Thonny Anderson recebeu passe de Pablo García e finalizou. Lucas Wingert se esticou e mandou para escanteio.
Apesar de ter aberto o placar do Paratiba, o Paraná Clube jogava por “uma bola”, esperando o erro do Coritiba, que não veio. Com isso, o Tricolor apenas “resistia” em campo, enquanto o Coxa, apesar de ter mais a posse de bola, também não levava perigo.
A equipe foi assustar aos 34. Guilherme Biro mandou uma bomba de fora da área. Lucas Wingert voou e fez grande defesa. O goleiro paranista voltou a salvar aos 46, após cabeçada de Thonny Anderson. Antes, porém, Alef Manga foi expulso no aquecimento, após provocar a torcida do Paraná Clube.
O segundo tempo do Paratiba começou diferente da primeira etapa, desta vez, com o Coritiba indo para cima. Aos dois minutos, Warley, que entrou no intervalo, e fez sua estreia pela equipe, fez grande jogada e finalizou. Lucas Wingert desviou e a bola foi na trave. No minuto seguinte, o Coxa empatou o duelo. Luizão completou cruzamento de Thonny Anderson e fez a bola morrer nas redes do arqueiro paranista.
O Coritiba manteve o forte ritmo, sufocou o Paraná Clube, e foi premiado com a virada. Aos 12, Matheus Alexandre fez cruzamento, a defesa afastou mal, e a bola sobrou para Warley finalizar no canto esquerdo de Lucas Wingert.
O Paraná Clube, que já não vinha fazendo uma boa partida, piorou após a virada sofrida. O Tricolor mostrou muitas dificuldades ofensivas, e não conseguia reagir, para desespero da torcida que compareceu à Vila Capanema. Já o Coxa, parecia satisfeito com o resultado, e apenas cadenciava a partida.
No entanto, o Coritiba teve ainda duas chances para ampliar, mas Clayton parou no travessão e Guilherme Biro parou em Lucas Wingert. Com isso, o placar no Paratiba terminou mesmo em 2 a 1 para os alviverdes, que fizeram a festa nas arquibancadas, e assumiram a liderança do estadual, enquanto os paranistas se afundam ainda mais na lanterna.
Ficha Técnica
Campeonato Paranaense
Nona rodada
Paraná Clube: Lucas Wingert; Douglas Araújo (Juninho 2ºT/14″), Rodolfo Mol, Rayne e Kazu (Thiago Juan 2ºT/25″); Moisés Gaúcho, Vinícius Kiss e Castanha (Ronaldo Simões 2ºT/14″); Mikael, Matheus Iacovelli (Pablo Thomaz 2ºT/32″) e Tadeu
Técnico: Rodrigo Cascca
Gols: Moisés Gaúcho (1ºT/05″)
Cartões amarelos:
Coritiba: Rafael William; Matheus Alexandre, Thalisson Gabriel, Márcio e Guilherme Biro; Bernardo (Clayton 2ºT/00″), Gustavo Bochecha e Robinho (Val 2ºT/18″); Thonny Anderson (Guillermo de los Santos 2ºT/40″), Pablo García (Warley 2ºT/00″) e Luizão (Edson Carioca 2ºT/24″)
Técnico: Gustavo Morínigo
Gols: Luizão (2ºT/03″); Warley (2ºT/12″)
Cartões amarelos: Warley (2ºT/44″)
Cartões vermelhos: Alef Manga (1ºT/43″)
Local: Vila Capanema, em Curitiba (PR)
Data: 20/02/2022
Horário: 16h
Árbitro: Luiz Alexandre Fernandes (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Andre Luiz Severo (PR)