10 curiosidades sobre a temporada de 1988 da Fórmula 1
Hoje na TV aberta, o brasileiro teve a oportunidade de assistir a corrida que deu o primeiro título mundial para Ayrton Senna. Foi uma viagem ao passado para quem viveu a época e uma experiência inédita para quem nunca pode assistir uma corrida do herói brasileiro.
Senna venceu a temporada no GP do Japão, em Suzuka. Contudo, antes de conquistar a Fórmula 1, algumas coisas aconteceram:
1 – Chegada de Senna
A temporada de 1988 começou agitada. Na pré-temporada todos os olhares estavam voltados para equipe McLaren. Com 27 anos, Ayrton Senna chegava na escuderia inglesa e seria companheiro de equipe do então bicampeão mundial, Alain Prost.
2 – O campeão brasileiro
Nelson Piquet era o atual campeão da Fórmula 1. Ele venceu o título da temporada de 1987, conquistando o campeonato pela terceira vez. Em 1988 ele saiu da equipe Willians para correr no time Lotus.
3 – Mais um Brasileiro
Além de Ayrton Senna e Nelson Piquet, em 1988, o Brasil teria mais um representante na categoria do automobilismo. Maurício Gugelmin estreava naquela temporada pela equipe March. Ao longo do ano, Maurício ficou no pelotão intermediário, com destaque para um 4° lugar no GP da Grã-Bretanha e um 5° lugar no GP da Hungria.
4 – Início no Brasil
A temporada de 1988 começou no dia 03 de abril, no GP do Brasil, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Ayrton Senna fez a pole do GP e largou em primeiro na corrida, mas um problema no motor logo na largada acabou prejudicando o brasileiro. Sem Senna na pista, Alain Prost venceu o GP, seguido de Gerhard Berger em segundo e Nelson Piquet em terceiro.
5 – Primeiro passo do campeão
A primeira vitória de Senna na McLaren foi na segunda corrida do campeonato. No GP de San Marino, no circuito de Ímola, o brasileiro fez uma corrida perfeita e garantiu a vitória. Curiosamente no dia 01/05, exatamente seis anos antes de sua morte.
6 – O erro
A terceira etapa de temporada foi o GP de Mônaco. Senna fez a pole em um excelente treino de qualificação. Na corrida do domingo, estava tendo uma performance excelente, com uma vantagem de 55 segundos para o segundo colocado, Prost. Foi quando Senna cometeu um erro, bateu e deixou a vitória escapar, entregando o primeiro lugar ao seu rival francês.
7 – Pole Position
Quando o assunto era a classificação para a corrida, o brasileiro vencia o francês de goleada. Das 16 pole positions da temporada de 1988, Ayrton Senna largou na frente em 13 vezes. Apenas em três ocasiões Senna não fez a pole. Foram duas com Alain Prost largando na frente e uma em que o austríaco Gerhard Berger, da Ferrari, marcou uma pole.
8 – McLaren Soberana
Naquele ano a McLaren venceu 15 das 16 corridas da temporada. Com o motor japonês da Honda, a equipe inglesa apresentou uma superioridade nunca antes vista na categoria. Dos 15 GPs, Senna venceu oito, enquanto Prost subiu no lugar mais alto do pódio por sete vezes.
9 – A morte de um ícone e dobradinha da Ferrari
No dia 14 de agosto, durante a temporada, morria aos 90 anos, o lendário Enzo Ferrari, fundador da escuderia Ferrari, a equipe mais vencedora da história da Fórmula 1. Semanas depois, no GP da Itália, Ayrton Senna se encaminhava para mais uma vitória no ano. Era o líder da corrida e seu rival, Alain Prost, havia abandonado o circuito. Foi quando na penúltima volta, Senna se envolveu em um acidente com o retardatário Jean-Louis Schlesser, da Williams. Sendo assim, a vitória acabou caindo no colo de Gerhard Berger, da Ferrari, seguido pelo seu companheiro de equipe Michele Alboreto. Foi uma festa vermelha em solo italiano e uma homenagem à Enzo Ferrari. Essa foi a única corrida da temporada que a McLaren não venceu.
10 – Título do Senna
No GP do Japão, em Suzuka, o título foi decidido. Faltando apenas duas corridas para o fim da temporada de 1988, Ayrton Senna só dependia dele para ser campeão. O brasileiro fez a pole position, mas o carro deu problema logo na largada e ele caiu para 16° posição. A partir de então, começava uma corrida de recuperação de Senna, com muitas ultrapassagens e um rendimento digno de campeão, que fez com que ele ultrapasse Alain Prost na 28° volta e terminasse a corrida na primeira posição, conquistando o primeiro título mundial de Fórmula 1.
A temporada de 1988 da F1 acabou com o brasileiro Ayrton Senna em primeiro, o francês Alain Prost em segundo e o austríaco Gerhard Berger em terceiro. O brasileiro Nelson Piquet terminou em sexto, enquanto Maurício Gugelmin encerrou o campeonato em décimo terceiro.
Na classificação de equipes a McLaren foi disparada a primeira colocada com 199 pontos. A Ferrari ficou em segundo com 65 pontos e em terceiro a Benetton com 39 pontos.