Em um jogo centenário, Coritiba e Rio Branco se enfrentaram na noite desta sexta-feira (14), debaixo de uma leve chuva, no Estádio Couto Pereira. E o Verdão do Alto da Glória não decepcionou. Na estreia do elenco principal neste 100º Campeonato Paranaense, o Coxa venceu o Leão da Estradinha pelo placar de 2 a 0 e fez a alegria dos torcedores.
Ambas as equipes, que são as únicas centenárias do Estado, entraram em campo com camisas comemorativas à primeira partida em que se enfrentaram em 1915.
A partida começou truncada. Com o gramado molhado a circulação da bola ficou pesada e dificultou a troca de passes dos dois lados, o que equilibrou o jogo em qualidade técnica.
A primeira equipe a chegar com perigo foi a do Rio Branco. Em jogada perigosa onde o goleiro Vanderlei saiu errado, a meta coxa-branca ficou livre e Salatiel aproveitou a chance aos 3 minutos de partida, mas a zaga do Verdão estava atenta e tirou a bola muito próxima da linha do gol.
Na roubada de bola o time da casa armou a jogada de contra-ataque e quase abriu o placar empolgando a torcida, já que a bola passou muito próxima da meta do goleiro Thiago Rodrigues (ex Paraná Clube).
O jogo seguiu pegado com poucas chances das duas equipes. Aos 20 minutos, Willian, do Coritiba, levou cartão amarelo por falta dura, que foi cobrada, mas não levou muito perigo ao adversário. O goleiro Vanderlei aproveitou a facilidade da jogada e mandou a bola pra frente, armando o contra-ataque do Verdão, onde Carlinhos cruzou na área e a zaga do Rio Branco afastou.
Aos 30 minutos, Anderson Rosa fez falta dura em Alex, que cobrou e acertou a barreira. Os jogadores do Rio Branco se adiantaram no lance, mas o juiz mandou seguir.
Aos 36 minutos o jogo que estava morno, foi agraciado por uma bela jogada do Coritiba. Germano mandou para Roni, que deu um belo chute fechado. O goleiro do Rio Branco fez grandiosa defesa, a sobra ficou com Deivid na cara do gol e mais uma vez o goleiro Thiago Rodrigues apareceu em grande lance.
O primeiro tempo seguiu até os 47 minutos, da maneira que iniciou, com as jogadas presas no meio de campo.
O Coritiba iniciou melhor o segundo tempo. Diretamente dos pés do craque Alex, em bela jogada, o Coxa chegou à área do Leão da Estradinha com Gil e mandou uma bomba que explodiu na zaga, aos 5 minutos. No lance seguinte Junior Capixaba fez falta e em cobrança, Alex mandou na cabeça de Leandro Almeida, que viu a bola riscar a trave adversária, mas o zagueiro do Verdão estava impedido.
Aos 7 minutos, foi a vez do Rio Branco chegar com perigo, mas Vanderlei fez grande defesa. Com 14 minutos, Alex sofreu uma falta perigosa. O craque cobrou e mandou por cima do gol. Aos 21 minutos, Alex fez tabela com Carlinhos que mandou para Deivid e que deixou Geraldo sozinho de frente para o gol e teve apenas o trabalho de completar para dentro da meta do goleiro Thiago Rodrigues, abrindo o placar para o Coxa.
No minuto seguinte, Deivid mandou uma bomba de fora da área, que passou raspando a trave esquerda e assustou a torcida do Rio Branco. O Coritiba foi melhor tecnicamente e o Rio Branco não apareceu muito. Alex maestrou o Coritiba com astucia e contou com a agilidade e rapidez de Geraldo para criar as jogadas do Verdão. A dupla fez bonito até o fim da partida, e aos 42 minutos em bela jogada do craque Alex, o nome do jogo, Geraldo mandou uma bomba para dentro do gol. Não deu nem tempo do Rio Branco reagir e a partida terminou 2 a 0 para o Verdão.
Na próxima quarta- feira, pela 7ª rodada, o Coritiba enfrenta o J.Malucelli às 19h30, no Couto Pereira. No mesmo dia e horário, o Rio Branco enfrenta o Toledo no Estádio Fernando Farah.
Em entrevista coletiva depois do jogo, o técnico do Coritiba avaliou positivamente a estreia do time titular. “Foi uma vitória importante. Vai dar confiança. Os jogadores puderam aproveitar, e os que entraram também. Precisamos evoluir, qualificar mais o passe. Mas essa estreia com vitória foi importante”, comentou Dado Cavalvanti.
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR) Data: 14 de fevereiro de 2014, sexta-feira Horário: 19h30 (de Brasília) Árbitro: Nilo Neves de Souza Jr. Assistentes: Pedro Martinelli Christino e João Vagner Cavalari
Coritiba: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Júnior Urso, Gil, Germano e Alex; Roni e Deivid. Técnico: Dado Cavalcanti
Rio Branco: Thiago Rodrigues; James Dens, Ricardo Ehle, Cris e Fábio Alves; Duda, Junior Capixaba, Bismarck e Rafael Chorão; Jonatha Fumaça e Salatiel. Técnico: Netinho