Athletico reduz chances de queda para a Série B; confira números

Athletico pode encaminhar permanência se vencer o Atlético-GO, na quarta-feira (20)

Publicado em 18 nov 2024, às 13h46. Atualizado às 14h00.

O Athletico reduziu as chances de rebaixamento para a Série B do Brasileirão. A vitória sobre o Atlético-MG por 1 x 0 no último sábado (18), graças a um golaço de Cuello, tirou o time da ZR e o aproximou de uma pontuação média para garantir a permanência. De acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Furacão tem apenas 26,3% de chances de ser rebaixado para a Série B.

O Furacão pode, inclusive, reduzir ainda mais esse dado na quarta-feira (20). Se vencer o Atlético-GO, praticamente rebaixado à Série B de 2025, e na Arena da Baixada, o Athletico chega aos 40 pontos e se aproxima muito da “média de segurança” para ficar na elite. A UFMG aponta que, inclusive, quem fechar o Brasileirão com 44 pontos tem apenas 2% de chance de cair. Contudo, os dados mudam jogo pós jogo.

Athletico reduz chances de rebaixamento no Brasileirão (Foto: José Tramontin/ Athletico)
Athletico reduz chances de rebaixamento no Brasileirão (Foto: José Tramontin/ Athletico)

Sequência ruim de resultados aproximou chance de queda do Athletico em 50%

O Athletico começou a flertar seriamente com a chance de rebaixamento a partir da metade do 2º turno. A irregularidade, a troca de técnicos (saiu Varini e entrou Lucho González) e o fato de ter vencido apenas um jogo até o triunfo sobre o Cruzeiro por 3 x 0, derrubaram o Furacão na tabela. O Athletico, há poucas rodadas, tinha quase 50% de chances de ser rebaixado.

Leia mais:

Athletico escapa da ZR após 1 a 0 contra Atlético-MG

“Um dos mais importantes”, diz Cuello após gol no jogo contra o Atlético-MG

Os números, todavia, não foram superiores pelos dois jogos atrasados. O Furacão enfrentou o Fluminense (derrota por 1 x 0 no Maracanã) e o Atlético-MG (vitória por 1 x 0 na Baixada). Quando há jogos a serem feitos, comparados aos demais concorrentes, os institutos calculam uma chance menor de queda. A conta, portanto, é simples: há mais possibilidades para recuperar o “prejuízo”.

Quer mais notícias? Então clique aqui e acesse o RIC Esporte Clube!

Você, aliás, também pode acompanhar tudo sobre o Athletico no Bate Pronto, de segunda a sexta, de 12h até 14h. Portanto, acesse o Youtube ou sintonize Jovem Pan News 107.1