Athletico vence o Palmeiras dentro do Allianz Parque e assume a vice-liderança
Um nome dominou nessa partida: Vitor. Pela 15ª rodada do Brasileirão, o Athletico enfrentou o Palmeiras na noite desde sábado (2) e venceu por 2 a 0, com gols de Vitor Roque e Vitor Bueno, chegando a quinta vitória consecutiva e termina a rodada na segunda posição na tabela de classificação.
PRIMEIRO TEMPO
O Palmeiras ditou o ritmo de jogo desde o pontapé inicial. Nos 10 primeiros minutos, o Verdão chegou em três oportunidades. Rapahel Veiga chega a primeira vez com 3 minutos de partida, que pegou errado na bola. Na segunda oportunidade, o camisa 23 recebe cruzamento dentro da área e cabeceia para fora.
Aos 14 minutos, o Furacão chegou com perigo pela primeira vez com Vitor Roque, que aproveitou a sobra e chuta forte de direita. Mas a bola passou por cima do gol de Weverton. Dois minutos depois, contra-ataque é armado, Vitor Roque novamente se apresenta na área e chuta, mas a bola é desviada em escanteio. Logo em seguida, Canobbio chuta de primeira e Weverton faz a defesa.
O time paulista não diminuiu seu ritmo e chegou várias vezes ao gol, mas sem muito perigo. Só que aos 24 minutos, Raphael Veiga manda de primeira após boa jogada de Dudu. A bola toca balança a rede, só que pelo lado de fora.
Mesmo com a pressão, o time paranaense sai para o jogo sempre que vê brechas no time adversário: com 28 minutos, Canobbio faz jogada pelo centro e toca a bola para Vitor Bueno, que pega de primeira, de direita e a bola passa por cima do gol.
Aos 35 minutos, Abner Vinícius lança bola para dentro da área do Palmeiras, Rômulo ajeita de cabeça e Vitor Roque toca para empurra para as redes. Furacão 1 a 0.
Mesmo perdendo a partida, Palmeiras conseguiu ser agressivo e chegou mais algumas vezes ao gol de Bento. Uma delas com Dudu, que pega a sobra da entrada da área e chuta de esquerda, mas a bola passa longe do gol. E no último lance, Dudu cruza a bola na área e Gustavo Scarpa desperdiça a chance de empatar para o Verdão paulista.
SEGUNDO TEMPO
O time alviverde paulista voltou no mesmo ritmo da primeira etapa. Com 3 minutos de jogo, Dudu faz jogada pela esquerda, invade a área e chuta cruzado. Bento cai e faz a defesa.
Aos 9 minutos, contra-ataque do Athletico puxado por Vitor Roque após erro da defesa palmeirense. Ele acha Rômulo sem marcação pela direita que recebe a bola e chuta em cima de Piquerez. Os jogadores reclamam de toque de mão e o VAR chama o árbitro para ver o lance, que marca o pênalti. Vitor Bueno coloca a bola na marca da cal e manda no canto. Athletico 2 a 0.
O Palmeiras chega novamente com Danilo em duas oportunidades. Na primeira, finalização de fora da área e a bola sai em escaneio. Na sequência, Scarpa cruza na área e a bola passa por todo mundo e sobra com Danilo, que não consegue aproveitar a sobra e manda para fora novamente.
O Furacão chega com perigo com Erick, que recebe um belo passa de Rômulo e chuta de primeira para longe do gol.
Aos 33 minutos, Bento vê sua estrela brilhar. Gabriel Menino recebe na entrada da área e fuzila de direita e o goleiro defende. No rebote, Rafael Navarro cabeceia e o camisa 1 do Furacão salva o que seria o primeiro gol palmeirense. Na jogada seguinte, Dudu lança Gabriel Veron, que sai na cara do gol. Ele consegue tirar do goleiro, mas a bola se perde em linha de fundo.
Nos acréscimos, Athletico sai em contra-ataque, Terans tenta driblar Gabriel Menino que faz falta. O árbitro entende que a jogada é uma situação clara de gol e expulsa o volante palmeirense. Na sequência, Terans cobra a falta e a bola desvia na barreira e sai em escanteio.
Mesmo com a pressão palmeirense, o Athletico fez seu dever e segurou o time paulista, que mesmo com tendo mais finalizações e posse de bola. Com sutileza e capricho, conseguiu o resultado para estar entre os candidatos ao título Brasileiro. Esse é o Furacão com a cara do Felipão!
PRÓXIMOS JOGOS:
Os dois times voltam suas atenções para a Copa Libertadores no meio de semana. Pelo jogo de volta das oitavas de final da competição, o Verdão recebe o Cerro Porteño (PAR) na quarta (06), às 19:15. Na primeira partida, 3 a 0 para o time paulista.
O Furacão vai até o Paraguai enfrentar o Libertad na terça (05), às 21:30, no Defensores Del Chaco. No jogo de ida, na Arena da Baixada, o rubro-negro venceu por 2 a 1 e precisa de um simples empate para a classificação.
FICHA TÉCNICA:
Local: Estádio Allianz Parque, São Paulo (SP).
Data: Sábado, 02 de julho de 2022.
Horário: 21:00 (horário de Brasília).
Palmeiras: Weverton; Mayke (Gustavo Garcia), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Gabriel Menino), Zé Rafael (Gabriel Veron) e Raphael Veiga (Atuesta); Gustavo Scarpa, Rony (Rafael Navarro) e Dudu. Técnico: Abel Ferreira.
Gols: não teve.
Amarelos: Abel Ferreira (9 min do 1º tempo) e Piquerez (11 min do 2º tempo).
Vermelho: Gabriel Menino (46 min do 2º tempo).
Athetico-PR: Bento; Orejuela, Pedro Henrique, Matheus Felipe e Abner Vinícius; Erick, Hugo Moura (Léo Cittadini) e Vitor Bueno (Christian); Canobbio (Pedrinho), Rômulo (Marcelo Cirino) e Vitor Roque (Terans). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Gols: Vitor Roque (35 min do 1º tempo) e Vitor Bueno (12 min do 2º tempo).
Amarelos: Pedro Henrique (38 min do 1º tempo) e Abner Vinícius (44 min do 1º tempo).
Público total: 39.192 torcedores.
Renda: R$ 2.320.330,60
ARBITRAGEM
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Assistentes: Alex dos Santos (CBF/SC) e Thiaggo Americano Labbes (CBF/SC)
Quarto árbitro: Vinicius Furlan (CBF/SP)
VAR: Wagner Reway (CBF/PB)