Curitiba acaba de receber pela primeira vez o Circuito Brasil de Corrida Vertical. A competição aconteceu na manhã deste domingo (22), das 9 às 12 horas, no Edifício Itália, na região central. No total, 120 competidores tiveram o desafio de subir 29 andares, em um total de 574 degraus, no menor tempo possível.

O atleta mais novo tinha 18 anos. O mais velho, 70. Em média, os competidores levaram quatro minutos para finalizar o percurso. “É uma prova que exige mais força do que fôlego”, conta o organizador da corrida, Ricardo Ziehlsdorff. “Para participar, a pessoa precisa estar com a saúde do coração em dia e ter um bom preparo físico. Durante a prova, o atleta queima muita energia em um curto espaço de tempo”.

Nos Estados Unidos, a corrida vertical é uma prática comum. A cada ano, chegam a ser promovidas cem competições. No Brasil, o esporte ainda é uma novidade. Em 2012, já houveram disputas em Florianópolis (SC) e São Paulo. Nos próximos meses, novos desafios devem ser promovido em Porto Alegre (RS) e Balneário Camboriú (SC).