Mesmo jogando fora de casa – por cumprir suspensão depois da briga do ano passado – o Atlético Paranaense fazia uma partida irretocável contra o Cruzeiro. No Mané Garrincha, o mando de campo era da equipe rubro-negra que seguia a risca as orientações do técnico Miguel Ángel Portugal, mas os erros individuais permitiram a virada Cruzeirense.
No primeiro tempo Ederson abriu o placar, Nilton empatou e Marcelo de biquinho deu a vitória parcial. Na volta do intervalo, com um minuto de jogo, Dráusio derrubou borges perto da área e foi expulso. O lance determinante da partida também aconteceu com uma falta, mas dessa vez Natanael cometeu pênalti em Allison, Souza bateu e empatou. Quando a partida já se encaminhava para o empate, a zaga atleticana vacilou e Marcelo Moreno virou o jogo.
Com a derrota, o Furacão segue com os quatro pontos e se distancia dos líderes do Brasileirão. Na próxima rodada viaja até o Beira Rio para enfrentar o Internacional, no sábado (10) as 18h30. Já o Cruzeiro soma agora sete pontos e terá o clássico de Minas contra o Atlético Paranaense no Independência.
O jogo
Jogando fora de casa, as duas equipes iniciaram um jogo muito disputado no meio de campo, a forte marcação impedia o avanço dos setores ofensivos e os goleiros pouco trabalharam. O Cruzeiro tentava se organizar com a posse de bola, mas o Furacão seguia firme e armado para o contra-ataque. Na primeira grande oportunidade, o gol saiu, e do lado atleticano. Aos 23 minutos, Natanael cruzou para Ederson que bem posicionado tocou de cabeça no contra pé do goleiro Fábio.
Foi preciso tirar o placar do zero para a partida ganhar emoção, e que emoção. Aos 35 minutos em um escanteio batido por Egídio, Nilton subiu no terceiro andar e cabeceou sem chances para o goleiro Weverton – que completou 100 jogos pela equipe rubro-negra. Com o empate, a Raposa se acomodou no jogo e pela primeira vez o Furacão pressionou, aumentando ainda mais as emoções. Cinco minutos depois de sofrer o empate, Marcelo pega o rebote da zaga cruzeirense e mesmo desequilibrado toca de bico no cantinho para desempatar a partida.
Na volta do vestiário, com apenas um minuto de jogo, Dráusio complicou a vida atleticana depois de cometer falta em Borges e levar o cartão vermelho. Dagoberto cobrou a falta e quase empatou a partida, mas Weverton se esticou e tirou a bola. Com um homem a menos, Marcelo foi o encarregado de ficar sozinho no ataque e tentar incomodar a defesa da Raposa. O time de Ángel Portugal seguia firme com uma atuação perfeita, só que Natanael estragou a festa derrubando Allison dentro da área. Com 28 minutos da segunda etapa, Souza espera a decisão do goleiro e coloca no meio do gol a cobrança de pênalti.
Pra quem achava que tudo estava definido, se enganou. O homem a menos e a pressão cruzeirense foram superior. Aos 38 minutos, Souza cruza do lado esquerdo, a zaga atleticana vacila e Marcelo Moreno não perdoa, se adiante e cabeceia para virar a partida nos minutos finais. Natanael até tentou se redimir na cobrança de falta no último minuto, mas Fábio rebateu e assegurou a vitória atleticana.
Ficha técnica
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Data: 03 de abril de 2014, domingo. Horário: 18h30 horas (Horário de Brasília).
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO). Assistentes: Jesmar Benedito Miranda de Paula (GO) e Marcio Soares Maciel (GO).
Atlético Paranaense: Weverton; Sueliton, Dráusio, Cleberson e Natanael; Otávio, Deivid, Paulinho Dias (Mário Sergio) e Marcos Guilherme (Léo Pereira); Ederson (Douglas Coutinho) e Marcelo.
Técnico: Miguel Ángel Portugal
Cruzeiro: Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Walace e Egídio (Dagoberto); Nilton, Souza, Tinga (Alisson) e Marlone; Borges e Luan (Marcelo Moreno).
Técnico: Marcelo Oliveira
Gols: Ederson (23 min 1ª tempo); Nilton (35 min 1ª tempo); Marcelo (40 min 1ª tempo); Souza (28 min 2ª tempo) e Marcelo Moreno (38 min 2ª tempo)
Cartões amarelos: Cleberson (Atlético); Weverton (Atlético); Luan (Cruzeiro); Natanael (Atlético); Wallace
Cartão Vermelho: Dráusio