Não era tudo aquilo que o técnico Miguel Ángel Portugal esperava, mas até os 42 minutos da etapa final o Atlético-PR vencia a Chapecoense por 1 a 0 com um gol do zagueiro Cleberson. Porém, no apagar das luzes no Estádio Willie Davids, a zaga atleticana dormiu e Tiago Luis empatou a partida faltando três minutos para o final. Para o péssimo público que compareceu ao estádio – 1.255 pessoas – o gostinho do reencontro da vitória rubro-negra ficou entalado na garganta.
Mesmo jogando a mais de 420 km de distância de Curitiba, o Furacão dominou a partida, teve a maior posse de bola, controlou o jogo, criou varias chances de marcar, só que para o desespero de seu treinador, o ataque estava em uma tarde desastrosa. Do lado da equipe catarinense – que somava quatro derrotas – o empate saiu de bom tamanho, mas a vitória poderia ter acontecido se não fosse o goleiro atleticano. Weverton salvou duas vezes o clube na primeira etapa em boas chegadas da Chapecoense.
O Furacão soma cinco pontos e permanece na metade da tabela do Campeonato Brasileiro. O time volta a jogar em Maringá na 7ª rodada contra o Coritiba. Antes a equipe enfrenta o São Paulo na próxima quarta-feira às 22 horas. Já a Chapecoense encara o Criciúma, no Heriberto Hulse.
Confira a classificação atualizada do Brasileirão 2014 clicando aqui
O jogo
Com a nova formação tática adotada por Miguel Portugal (4-4-2) o Atlético ganhou consistência de jogo e já começou a partida dominando o adversário. Com a maior posse de bola e a pressão inicial, as primeiras boas chances de gol apareceram nos chutes de fora da área de Deivid e Paulinho Dias. Natanael ainda teve uma chance na cobrança de falta, mas a bola passou perto. Apesar do controle, o Furacão não conseguia concluir as finalizações em gol.
Mesmo precisando do resultado, a primeira etapa foi fraca para as duas equipes. Muito perde e ganha na meia cancha e uma chuva de passes errados. A Chapecoense que só se defendeu nos minutos iniciais, quando desceu para o ataque, deu trabalho para o goleiro Weverton. Aos 27 minutos, Fabiano pegou um lindo chute de primeira e o goleiro atleticano mostrou agilidade e espalmou a bola com apenas uma mão. Ainda no último minuto da primeira etapa, Abuda pegou o rebote da zaga rubro-negra e soltou a bomba, mas parou no goleiro que salvou mais uma vez e garantiu o empate inicial.
Na segunda etapa o Furacão voltou a pressionar: avançou a marcação e as chances voltaram a aparecer. Ederson de cabeça aos quatro minutos parou no goleiro Danilo. Natanael, mesmo de direita, chutou de fora da área e levou perigo a meta do time catarinense. Aos 20 minutos, Ederson voltou a incomodar no chute de fora da área. O ataque seguia pressionando de todas as formas, mas não conseguiu concluir as chances em gol. Então o jeito foi apelar para a zaga. Aos 24 minutos, Felipe cobrou escanteio e Cleberson apareceu sozinho na grande área. O zagueiro testou no canto do oleiro para abrir o placar.
Com o resultado, o time catarinense passou a pressionar em busca do gol de empate. O Atlético passou a controlar a partida, mas no final a zaga bateu cabeça e o Chapecoense empatou. Aos 44 minutos, quando o jogo já se encaminhava para a vitória atleticana, no bate-rebate dentro da área, Fabiano chutou cruzado e Thiago Luis deu um carrinho na bola para marcar o gol de empate.
Ficha Técnica
Local: Estádio Willie Davids, em Maringá. Data: 18 de maio de 2014. Horário: 16 horas (horário de Brasília)
Arbitro: Grazianni Maciel Rocha. Assistentes: Wendel de Paiva Gouveia e Carlos Henrique de Lima Filho.
Atlético Paranense: Weverton; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Lucas Olaza (Felipe); Deivid, Paulinho Dias, Natanael e Marcos Guilherme (Marcos Guilherme); Marcelo e Ederson (Bady).
Técnico: Miguel Ángel Portugal
Chapecoense: Danilo; Fabiano, Jailton, André Paulino (Thiago Salete) e Rodrigo Biro; Bruno Silva, Abuda, R. Conceição (Dedé) e Tiago Luis; Alemão (Roni) e Fabinho Alves.
Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Gols: Cleberson (25 min 2ª tempo); Tiago Luiz (42 min 2ª tempo)
Cartões amarelos: Marcos Guilherme (Atlético); Bruno Silva (Chapecoense); Fabiano (Chapecoense); Marcelo (Atlético Paranense)