Aurora Games: uma competição de esportes femininos para o mundo

Publicado em 22 jul 2019, às 00h00.

O Aurora Games é um festival de entretenimento voltado para a exibição de competições de esportes femininos. A primeira edição do evento acontecerá neste ano, e será transmitido via televisão. O festival, que tem início no dia 20 de agosto, durará cinco dias e contará com as modalidades de: tênis, patinação no gelo, hóquei, basquete, vôlei de praia e o evento de ginástica- que terá o diferencial de apresentar outras disciplinas acrobáticas, além da clássica ginástica artística.

Confira mais sobre o Aurora Games e uma entrevista especial com a Camila Stefaniu Ribeiro, representante do Brasil na categoria de parkour. 

Aurora Games: uma competição para dar visibilidade

O Aurora Games é um evento de competição voltado para o esporte feminino, que neste ano acontecerá pela primeira vez. O mesmo tem como intuito dar visibilidade para o segmento, além de promover notoriedade para as modalidades que não recebem a devida atenção. Por isso, a competição traz como diferencial em relação a outros eventos esportivos, a presença de outras modalidades acrobáticas dentro do segmento de ginástica.

Esportes femininos vão ganhar visibilidade

Esportes femininos vão ganhar visibilidade (Foto: Reprodução Camila Stefaniu Ribeiro)

Diferencial da competição

O Aurora Games pode ser comparado com o X-Games, só que apenas com a participação de mulheres. Contudo, o evento traz um diferencial. A ginástica que é muitas vezes apenas lembrada e enaltecida pela ginástica artística contará com outras modalidades. Em uma mesma noite, serão apresentadas também as modalidades acrobáticas de tumbling, artístico, rítmico e parkour.

Paranaense representará parkour brasileiro no Aurora Games

O Parkour é uma modalidade esportiva criada na França em 1980. Contudo, poucos conhecem sobre a modalidade, que foi inspirada em técnicas utilizadas pelos bombeiros durante salvamento e fugas de emergência.

A palavra “parkour”, significa percurso. Assim, o esporte francês consiste na habilidade de se deslocar de um ponto a outro de forma rápida e precisa. Contudo, apesar de estar nas modalidades apresentadas no Aurora Games, é novidade a modalidade estar presente em um evento deste porte.

Representante paranaense

Representante paranaense (Foto: Reprodução Camila Stefaniu Ribeiro)

O Brasil já tem a representante escolhida para representar o país na competição: Camila Stefaniu Ribeiro, de apenas 17 anos. A jovem paranaense já participou de outros campeonatos, mas nunca tinha ouvido falar do Aurora.

“Eu soube do evento no dia 27 de junho, quando me contataram. Mas até então eu nunca tinha escutado sobre, e a entrada do parkour nele é inédita. Eu me sinto muito grata por participar dessa primeira experiência deles com a modalidade”.

Contudo, apesar dos poucos anos de vida, Camila pratica o esporte desde os oito anos de idade. Ela começou a prática sozinha em Cornélio Procópio, sua cidade natal, e também com alguns amigos do irmão. “Desde então, não parei mais”.

Apesar de Camila já ter participado de algumas competições, ela está com uma expectativa “altíssima” para o mês de agosto, afinal três dias antes do Aurora ela representará o Brasil e a América do sul, no NAPC (North American Parkour Championships) no Canadá.

Ela conta um pouco sobre a sua dedicação para ambas competições: “Apesar da proximidade das duas competições e o desgaste físico que ambas irão proporcionar, os treinos tem me ajudado a reduzir esse cansaço e melhorar minhas habilidades e força física para que consiga dar meu melhor nas duas competições”.

A atleta conta também com o apoio da treinadora Raíssa Chagas e uma equipe de profissionais que a auxiliam no processo de preparação como nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e entre outros.

Camila também acrescenta que a sensação de representar o Brasil e a América do Sul em competições ao redor do mundo é gratificante. Contudo ela comenta estar muito feliz em relação aos resultados e esforço que a fizeram chegar até esse nível, apesar de ainda existirem desafios futuros.

Mas, para ela, o esporte ainda precisa crescer no país: “Eu tenho percebido mais a cada dia a importância que tenho no quesito de inspirar pessoas e trazer mais luz e visibilidade para o parkour no Brasil.”

Apesar de já ter participado de algumas competições importantes ao redor do mundo, todas eram só de parkour. Assim, o Aurora Games será com certeza, a maior competição que até então participou.

Camila Stefaniu Ribeiro

Camila Stefaniu Ribeiro (Foto: Reprodução Camila Stefaniu Ribeiro)

Aurora Games: informações gerais

O Aurora Games é um competição que acontecerá a cada dois anos. Seu intuito é montar uma competição somente de esportes femininos. A missão dos jogos, segundo o site da competição, é “convidar as mulheres do mundo a se encontrarem a cada dois anos para celebrar suas realizações e visões arrojadas para o futuro, em um cenário de competição e entretenimento esportivo de primeira classe”. Este ano acontecerá a primeira edição do festival de entretenimento com competição.

Aurora Games 2019

A sua primeira edição vai acontecer neste ano. O evento acontecerá no Times Union Center em Albany, Nova Iorque. As competições acontecem durante cinco dias, entre os dias 20 a 25 de agosto.

Modalidades da competição

O evento contará com 6 modalidades:

  • Tênis
  • Patinação no gelo
  • Hóquei
  • Basquete
  • Vôlei de praia
  • Ginástica-que incluirá tumbling, artístico, rítmico e parkour

Formato da competição e transmissão

O formato de competição é no estilo The Americas (América do Norte, Central e do Sul) vs. The World.

O evento terá transmissão pela ESPN-U e o formato é de 4 pessoas por modalidade. Assim, formando 2 equipes “the América’s” e “rest of world”: 2 representantes americanas e 2 outras meninas escolhidas ao redor do mundo.

Além da transmissão televisiva, será possível ver os jogos via internet.

Compre seu ingresso

Caso seja de seu interesse ver o festival de competições femininas de perto, compre já o seu ingresso! O mesmo pode ser adquirido pelo site.

Para mais informações acesse o site do Aurora Games!

Aurora Games

Aurora Games (Foto: Reprodução site Aurora Games)