A Bélgica confirmou a liderança do Grupo B da Eurocopa nesta segunda-feira. Jogando no Estádio São Petersburgo, o time derrotou a Finlândia por 2 a 0 e avançou para as oitavas de final da competição com 100% de aproveitamento.
O primeiro tempo da partida foi controlado pela Bélgica. Desde o princípio, a equipe teve o controle da posse de bola e foi para cima do adversário em busca do gol para passar à frente. Porém, teve dificuldades para furar a retranca finlandesa nos primeiros instantes.
A primeira boa chance veio apenas aos 22 minutos, quando De Bruyne invadiu a área escapando da marcação e fez cruzamento rasteiro, mas ninguém do time apareceu para aproveitar e a defesa afastou. Os belgas continuaram no ataque e tiveram sua principal oportunidade aos 41. Doku fez bela jogada pela esquerda, cortou para o meio e finalizou, porém o goleiro Hradecky se esticou para defender e garantiu o empate durante a etapa inicial.
A Bélgica voltou pressionando ainda mais no segundo tempo e chegou balançar as redes aos 19, com Lukaku. No entanto, o VAR identificou um impedimento do atacante no lance e o tento foi anulado.
Apesar do gol invalidado, os belgas não desistiram, seguiram atacando e conseguiram, enfim, inaugurar os marcadores aos 28 minutos. Após De Bruyne cobrar escanteio na área, Vermaelen cabeceou, a bola acertou a trave, bateu na mão de Hradecky e foi para o gol, colocando o time em vantagem.
Com o placar favorável, a Bélgica ganhou confiança e anotou mais um para selar a vitória. Aos 35, De Bruyne recebeu na ponta esquerda e tocou na área para Lukaku, que girou sobre a marcação e finalizou de pé direito para deixar o seu no confronto e garantir a classificação da equipe para a próxima fase na ponta de sua chave.
Também pelo Grupo B da Eurocopa, a Dinamarca, que enfrentou o susto de ver o meia Christian Eriksen ter uma parada cardíaca em campo na primeira rodada, goleou a Rússia por 4 a 1 e avançou para as oitavas.