Uma nova sede olímpica de atletismo nos Jogos de Tóquio vai ter estreia na madrugada desta quinta-feira. Sapporo, que fica a mais de 800km de distância da capital japonesa, receberá a prova dos 20km marcha, no masculino, a partir das 4h30 (de Brasília).
A prova reunirá 57 atletas e o Time Brasil terá três representantes: o brasiliense Caio Bonfim, o catarinense Matheus Gabriel Correa e o paraense Lucas Mazzo.
“Todos os marchadores puderam se preparar e estão todos bem para a prova”, disse a treinadora Gianetti Sena Bonfim. “Só podemos pôr os pés na calçada para o percurso hotel-treino-hotel. Fora isso, é confinamento total”, completou Gia, como é conhecida desde os tempos de atleta.
Caio Bonfim, medalha de bronze nos 20km do Mundial de Londres 2017, é filho de Gianetti e do treinador João Sena. Principal atleta do Brasil na especialidade, ele ficou no quarto lugar na mesma prova nos Jogos Rio 2016 e espera fazer uma boa competição.
“Apesar dos desafios enfrentados por causa da pandemia, busquei a melhor preparação possível, treinando em esteira. Fiz tudo com muito otimismo e foco para chegar bem à prova”, comentou o atleta, recordista brasileiro com 1h18min47s.
O Sapporo Odori Park também receberá na madrugada desta sexta-feira, a partir das 4h30, a prova feminina dos 20km. A única representante do Brasil será a pernambucana Érica Sena. Ela foi sétima colocada nos 20km nos Jogos do Rio 2016 e terminou em quarto lugar nos Mundiais de Londres 2017 e de Doha 2019. Em Londres, alcançou o seu melhor resultado, com 1h26min59s, recorde brasileiro.
Sapporo também receberá a disputa das maratonas masculina e feminina. O Brasil terá representantes na prova masculina com Daniel Ferreira do Nascimento, Paulo Roberto de Almeida Paula e Daniel Chaves da Silva. A prova dos 42,195 km está marcada para este sábado, às 19 horas.