Ciclista de Araucária disputa Interestadual de Mountain Bike

Tarcísio Bilinski, ciclista da Prefeitura do Município de Araucária, participou no último domingo (04), na cidade de Jarinu (SP), da primeira etapa do Campeonato Interestadual de Mountain Bike. Estiveram presentes os melhores atletas de vários estados brasileiros, que percorreram seis voltas em um circuito rápido de 5,5km, e o atleta de Araucária concluiu a prova na quinta colocação.

A prova, que era válida pelo ranking nacional e marcou o início das principais competições de cross country do país, é conhecida por ter uma pista que exige muito dos competidores. “As características variadas de terreno e o calor prejudicam bastante. A largada das categorias oficiais aconteceu às 11h e, nesse momento, o sol era escaldante. Foram muitas as desistências devido ao desgaste dos competidores”, explica Bilinski.

O ciclista de Araucária conta que largou junto aos cinco primeiros colocados e se manteve assim até a quarta volta, quando um galho em umas das trilhas causou um problema no câmbio traseiro da bike, o que desregulou as marchas. Além disso, o ciclista perdeu sua garrafa de reposição de água ainda na primeira volta e foi à exaustão. “Mesmo diante dos problemas ocorridos fico bem satisfeito com o meu resultado e desempenho nessa competição, pois é preciso superação do piloto para completar provas iguais a esta”, comenta.

Avaliação

“Esta competição é bem tradicional por ter a presença dos melhores pilotos de cross-country do país. Para mim serviu para reavaliar minhas condições técnicas e físicas e ter tempo para corrigir os pontos com maior dificuldade para encarar as demais provas do campeonato nacional, durante o ano, e do Panamericano, que será em abril, no México”, ressalta Bilinski.

O atleta falou seus últimos resultados em competições. “Venho obtendo resultados expressivos, porém não são competições do formato de cross country, e sim maratona, que são totalmente diferentes. No cross as provas são de explosão e com desgaste excessivo pelos trechos técnicos; já na maratona as provas exigem mais resistência e o desgaste é pelas longas distâncias”, explica.

Apoio

Tarcísio Bilinski conta com o apoio da Prefeitura do Município de Araucária. “Agradeço muito ao prefeito Zezé e ao secretário de Esporte e Lazer Wanderley Haddad. Recebo ajuda para as despesas das viagens (hospedagem, alimentação e inscrição) e participo do Bolsa Atleta. Esse apoio é a base de tudo e sem essa ajuda ficaria muito difícil, pois teria que dedicar parte do meu tempo em busca de patrocínios e isso prejudicaria os meus treinos”, relata. “Procuro sempre dar o melhor de mim como agradecimento pela confiança que recebo”, afirma.

O ciclista, que é bicampeão paranaense e bicampeão metropolitano de mountain bike, é líder na categoria masculino 45 a 49 anos nas modalidades cross country e marathon, segundo o ranking nacional de 2011 divulgado pela Confederação Brasileira de Ciclismo em seu site oficial, no final do ano passado. O resultado garantiu a participação do atleta de Araucária no Panamericano de Mountain Bike Cross Country, que será disputado em abril, no México.

9 mar 2012, às 00h00.
Mostrar próximo post
Carregando