A rodada de abertura das oitavas de final da Copa do Mundo teve quatro sul-americanos disputando. Depois do Brasil eliminar o Chile, no sufoco, com direito à decisão nos pênaltis, foi a vez da Colômbia afirmar seu favoritismo sobre o Uruguai. O jogo aconteceu neste sábado, às 17 horas, no estádio do Maracanã, no Rio, e terminou em 2 a 0 para os colombianos, que conquistaram vaga nas quartas de final pela primeira vez em sua história. O camisa 10, James Rodríguez, marcou os dois gol colombianos.
Os uruguaios, que foram ressuscitados no Mundial pelo talento de Luis Suárez na vitória sobre a Inglaterra, foram à luta sem seu atacante “mordedor” e confiando na experiência em partidas desse tipo para conseguir a vaga.
A Colômbia venceu as três partidas da primeira fase jogando bem, com bola no chão e jogadores habilidosos. E superou a ausência do “seu” Suárez – o goleador Falcao Garcia, cortado poucos dias antes do embarque para o Brasil por não ter conseguido se recuperar totalmente de uma lesão no ligamento do joelho esquerdo sofrida em janeiro.