Com Maratona de Curitiba 2023 neste domingo (19), trânsito de veículos em Curitiba terá alterações

Publicado em 16 nov 2023, às 11h14.

Uma das maiores e mais tradicionais corridas de rua do Brasil, a Maratona de Curitiba 2023 será realizada neste domingo (19). O evento esportivo terá a participação de mais de 11 mil atletas nas provas de 42 km, 21 km, 10 km e 5 km em percursos por ruas e avenidas de 22 bairros e principais pontos turísticos da capital paranaense. Por este motivo, o trânsito de veículos em Curitiba terá alterações durante a manhã de domingo (19). Órgãos responsáveis da cidade irão efetuar bloqueios de vias e orientar os motoristas.

Neste domingo (19), vias utilizadas nos percursos das quatro distâncias aos corredores começam a ser bloqueadas de forma escalonada a partir das 4h30. Até às 11h praticamente todas vias voltarão a ter o trânsito de veículos normalizado.

A exceção é Avenida Cândido de Abreu, com parte fechada a partir da madrugada de sexta-feira (17) para sábado (18). O trecho entre a Rotatória do Largo da China e a sede da Prefeitura de Curitiba, no Centro Cívico, recebe a arena da Maratona de Curitiba 2023, com arquibancadas ao público. Por isso, este bloqueio é antecipado para a montagem da estrutura.

Além disso, na área da arena da Maratona de Curitiba 2023, também na Cândido de Abreu, será fechada parte entre as ruas Ernâni Santiago de Oliveira e Barão de Antonina das 3h às 11h. Parte da Rua Aristides Teixeira, entre a Mateus Leme e a Avenida Visconde de Guarapuava, estará igualmente bloqueada, das 4h às 11h. As duas vias serão destinadas à concentração dos atletas para as largadas, que começam às 5h, e para a dispersão dos participantes após as corridas.

Ainda, um trecho de aproximadamente quatro quilômetros da Avenida Dario Lopes dos Santos, entre as ruas Conselheiro Laurindo e Ostoja Roguski, terá o trânsito bloqueado da 1h até às 10h30. Esta parte vai sediar pontos importantes de apoio aos atletas nos percursos de 42 km e 21 km.

Centro Cívico

No Centro Cívico estará o coração da Maratona de Curitiba 2023. Neste domingo (19) é esperado um grande público, além dos atletas, para acompanhar a maior corrida de rua do Paraná. Ainda, a região recebe boa parte dos percursos das provas de 10 km e 5 km, bem como a chegada dos corredores que encaram a maratona (42 km) e meia maratona (21 km). Ruas importantes do bairro serão bloqueadas a partir das 4h30.

Haverá bloqueios nas ruas Ubaldino do Amaral (entre Rua Amancio Moro e Avenida Sete de Setembro), Mateus Leme (entre Rua Senador Xavier e Rua Deputado Mário de Barros), Dep. Mário de Barros (entre Rua Mateus Leme e Rua Campos Sales) e Lysímaco Ferreira da Costa (entre Rua Mauá e Av. Cândido de Abreu). Até às 11h o fluxo de veículos será normalizado, com liberação antecipada à medida que os atletas passarem pelas vias.

Bloqueio escalonado de vias

Após largarem, os atletas dos 42 km passam pelo Passeio Público nos primeiros quilômetros e percorrem o bairro Pinheirinho até completarem a metade da prova na Praça Afonso Botelho. Já no km 35, os maratonistas passam pelo Jardim Botânico. A região do Centro Cívico estará nos quilômetros finais, com a linha de chegada na Praça Nossa Senhora da Salete. Já os atletas da prova de 21 km percorrem parte do bairro Jardim Botânico no começo do percurso e os quilômetros finais serão pela região do Centro Cívico.

Por isso, o fechamento de vias será escalonado, para minimizar os impactos no trânsito aos motoristas. As vias serão liberadas tão logo passem os últimos atletas, com liberações já a partir das 6h e até às 11h.

Por conta das largadas da maratona e da meia maratona, os primeiros fechamentos começam às 4h30 e a estimativa é que estes vão até às 6h30. Entre estes estão: Alameda Augusto Stellfeld (entre as ruas Barão do Serro Azul e Alferes ngelo Sampaio) Rua Alferes ngelo Sampaio (entre Alameda Augusto Stellfeld e Avenida Visconde de Guarapuava), somente a pista da direita da Avenida Visconde de Guarapuava (entre as ruas Alferes ngelo Sampaio e Cândido Xavier) e a Avenida Sete de Setembro (entre a Rua Cândido Xavier e Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes).

A partir das 5h15, e com previsão de normalização até às 8h10, serão bloqueadas as seguintes vias: Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes (entre Avenida Sete de Setembro e Rápida Centro Portão), Rápida Centro / Pinheiro (entre Avenida Presidente Arthur da Silva Bernardes e Rua Des. Ernâni Guaritá Cartaxo), Rápida Pinheirinho / Centro (entre Rua Ipiranga e Avenida Brasilio Itiberê) e Rua Brasilio Itiberê (entre Rua Guilherme Pugsley e Av. Mal Floriano Peixoto).

Das 5h30 até às 10h30 estarão bloqueadas a Rua Engenheiros Rebouças (entre Avenida Dário Lopes dos Santos e Rua Conselheiro Laurindo) – a recomendação dos órgãos de controle de trânsito é que os motoristas utilizem Viaduto do Capanema como rota alternativa -, a Avenida Prefeito Osmar Sabbag (entre as ruas Engenheiros Rebouças e Sete de Abril), Rua Sete de Abril (entre Av. Visconde de Guarapuava e Rua Itupava), Rua Augusto Severo (entre as Ruas Alberto Bolliger e Rua Augusto Stresser) e Rua Comendador Fontana (entre Avenida Cândido de Abreu e Rua Mauá).

Às 6h os motoristas encontrarão bloqueio na Avenida Marechal Mariano Peixoto. No sentido Hauer, o fechamento ocorre entre a Rua Brasilio Itiberê e Terminal Hauer. Já no sentido Centro, será do Terminal Hauer até a Linha Verde. Os veículos poderão utilizar a Avenida Comendador Franco para acessar a região central de Curitiba. Por volta das 9h20 o fluxo estará liberado na avenida. Ainda, às 6h15, serão fechadas as ruas Aluízio Finzetto (entre Avenida Linha Verde e Rua Chile) e Conselheiro Laurindo (entre Rua Chile e Avenida Dario Lopes dos Santos). As duas vias estarão liberadas até às 10h, conforme a passagem dos atletas.

Com exceção do trecho das arquibancadas e da arena da Maratona de Curitiba 2023, na Praça Nossa Senhora da Salete, na Avenida Cândido de Abreu, entre Largo da China e Prefeitura de Curitiba, o fluxo de veículos estará completamente normalizado na cidade até às 11h. Na área do evento, o trânsito estará fechado até às 13h para a desmontagem da estrutura.

Confira todo o descritivo de bloqueio de vias, por horários, a seguir.

Maratona de Curitiba 2023

A primeira edição do evento aconteceu em 1997. Com um percurso técnico, subidas longas e suaves, a prova percorre 22 bairros da cidade e passa por alguns dos principais pontos turísticos da cidade. A Maratona de Curitiba 2023 tem como parceiros a Volkswagen Barigui, Rumo, Compagas, Procorrer, Dobbro, Cetac, Sanepar, Verde Mais, KWM e Grupo RIC. Conta também com o apoio institucional da Prefeitura de Curitiba, e realização e organização da Global Vita Sports e Associação Pro Correr.

Horários de bloqueios no trânsito de Curitiba por trechos no domingo (19)

0h às 13h
Av. Cândido de Abreu – Entre Rotatório do Largo da China e Prefeitura de Curitiba, Centro Cívico

1h às 10h30
Av. Dário Lopes dos Santos – Entre Rua Conselheiro Laurindo e Rua Ostoja Roguski, Rebouças/Jardim Botânico

3h às 11h
Av. Cândido de Abreu – Entre Rua Ernâni Santiago de Oliveira e Rua Barão de Antonina, Centro Cívico

4h às 11h
Rua Aristides Teixeira – Entre Rua Mateus Leme e Av. Visconde de Guarapuava, Centro Cívico

4h30 às 6h
Alameda Augusto Stellfeld – Entre Rua Barão do Serro Azul e Rua Alferes ngelo Sampaio, Centro Histórico/Bigorrilho
Rua Alferes ngelo Sampaio – Entre Alameda Augusto Stellfeld e Av. Visconde de Guarapuava, Bigorrilho/Batel

4h30 às 06h15
Av. Visconde de Guarapuava (Pista direita) – Entre Rua Alferes ngelo Sampaio e Rua Cândido Xavier, Batel

4h30 às 6h30
Av. Sete de Setembro – Entre a Rua Cândido Xavier e Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes, Batel

4h30 às 7h
Rua Ubaldino do Amaral – Entre Rua Amâncio Moro e Av. Sete de Setembro, Centro Cívico
4h30 às 10h45
Rua Mateus Leme – Entre Rua Senador Xavier e Rua Deputado Mário de Barros, Centro Cívico

4h30 às 11h
Rua Dep. Mário de Barros – Entre Rua Mateus Leme e Rua Campos Sales, Centro Cívico
Rua Lysímaco Ferreira da Costa – Entre Rua Mauá e Av. Cândido de Abreu, Centro Cívico

5h15 às 7h
Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes – Entre Av. Sete de Setembro e Rápida Centro Portão, Seminário/Portão

5h15 às 7h20
Rápida Centro / Pinheiro – Entre Av. Presidente Arthur da Silva Bernardes e Rua Des. Ernâni Guaritá Cartaxo, Portão/Novo Mundo/Capão Raso

5h30 às 8h
Rua Brasílio Itiberê – Entre Rua Guilherme Pugsley e Av. Mal Floriano Peixoto, Água Verde/Rebouças

5h30 às 8h10
Rápida Pinheirinho / Centro – Entre Rua Ipiranga e Av. Brasílio Itiberê. Capão Raso/Novo Mundo/Portão/Água Verde

5h30 às 10h30
Rua Engenheiros Rebouças – Entre Av Dário Lopes dos Santos e Rua Conselheiro Laurindo. Rebouças/Jardim Botânico
Av. Prefeito Osmar Sabbag – Entre Rua Engenheiros Rebouças e Rua Sete de Abril, Jardim Botânico
Rua Sete de Abril – Entre Av. Visconde de Guarapuava e Rua Itupava, Alto da Rua XV
Rua Augusto Severo – Entre as Ruas Alberto Bolliger e Rua Augusto Stresser, Alto da Glória

5h40 às 10h30
Rua Comendador Fontana – Entre Av. Cândido de Abreu e Rua Mauá, Alto da Glória

6h às 09h10
Av. Mal Mariano Peixoto (Sentido Hauer) – Entre Rua Brasílio Itiberê e Terminal Hauer, Parolin/Hauer

6h às 9h20
Av. Mal Mariano Peixoto (Sentido Centro) – Terminal Hauer e Linha Verde, Hauer/Prado Velho

6h15 às 9h50
Rua Aluízio Finzetto – Entre Av Linha Verde e Rua Chile, Prado Velho

6h20 às 10h
Rua Conselheiro Laurindo – Entre Rua Chile e Av. Dário Lopes dos Santos, Prado Velho

Serviços:
Maratona de Curitiba
Data: 19 de novembro
Distâncias: 42 km, 21 km, 10 km e 5km.
Site do evento: https://bit.ly/maratonadecuritiba2023

Expo Maratona de Curitiba
Datas: 16, 17 e 18 de novembro
Local: Museu Oscar Niemeyer
Horários:
Quinta-feira (16): 10h às 20h
Sexta-feira (17): 10h às 20h
Sábado (18): 9h às 17h