Nesta quinta-feira (22), a FIFA assumiu as chaves da Arena da Baixada. Em tese, o Atlético não poderia mais mexer no estádio, mas na pratica, como as obras estão inacabadas, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke – em visita a Arena na tarde de quarta-feira (21) – pediu que o prazo de conclusão das obras fosse prorrogado. Os operários vão poder finalizar os trabalhando dentro da Arena até o dia 30 de maio.

Valcke permaneceu pouco mais de uma hora no estádio e cerca de duas em Curitiba. Na visita, o secretário não falou com a imprensa e, por meio de seu Twitter, elogiou o avanço das obras. “Parabéns, Curitiba. Grande progresso no trabalho de entrega do estádio que é uma arena de qualidade não só para a #Copa2014 mas para os fãs”, disse o secretário.

As obras na parte interna do estádio estão avançadas. Nesta semana, os operários aceleraram o passo e praticamente finalizaram a instalação das quase 44 mil cadeiras. Restam pouco mais de 500 para serem fixadas. No início desta semana, também começaram as obras de instalação dos serviços de telefonia, realizados pela Lemcon Américas, que atenderá os usuários com as tecnologias 3G e 4G.

Apesar do elogio para a cidade, o que preocupa o secretário é o entorno do estádio. A praça Afonso Botelho começa a receber as tendas que vão substituir o prédio que seria destinado à imprensa. Além disso, obras de acabamento ainda precisam ser finalizadas.

A aprovação de Valcke a menos de um mês do início da Copa encerra um capítulo conturbado da Fifa com Curitiba. Em janeiro, a cidade até correu o risco de ficar fora da competição, quando o dirigente deu um ultimato para a aceleração da reforma do estádio. Mas, já no mês seguinte, ele afirmou que a capital paranaense não seria excluída, apesar de ter que “esperar até o último minuto” para saber em que condições a entidade receberia a Arena da Baixada.

Confira as principais informações para ter acesso à Arena da Baixada nos dias de jogos:

*Arte: Pedro Ivo Oliveira/Agência Brasil