Construída do zero, cidade do Catar receberá primeiro jogo do Brasil
Lusail fica a 19 quilômetros da capital Doha. Selecionada entre as sete cidades sede do mundial deste ano, a metrópole foi construída do zero em um lugar onde só tinha areia.
O projeto começou a sair do papel em 2005. Com a escolha do Catar para sediar a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, foram necessários cerca de 45 bilhões de dólares de investimento (R$ 231,5 bilhões na cotação atual) para acelerar o processo em alguns anos. Até o último relatório divulgado pelo governo local, 95% da cidade estava concluída.
Espalhada em uma área de 38 km² e planejada para ter 250 mil habitantes, Lusail quer ser destaque na inovação, sustentabilidade e infraestrutura integrada, com a intenção de apresentar soluções para os problemas estruturais das grandes cidades. Com isso, os idealizadores de Lusail estão oferecendo aos moradores um novo jeito de viver sem engarrafamentos.
O projeto futurista apresentou problemas: em novembro do ano passado, o portal Doha News publicou três matérias de reclamações dos moradores da cidade por causa dos rachas de carros e motos que acontecem nas ruas.
Para a Copa do Mundo, o governo do Catar não poupou esforços e investiu mais de R$ 3 bilhões na construção do estádio que vai receber o primeiro jogo da Seleção Brasileira contra a Sérvia, no dia 24 de novembro. Com capacidade para 80 mil pessoas, o Estádio Nacional de Lusail vai receber mais 9 jogos, entre eles, a final do torneio no dia 18 de dezembro.