A 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo será realizada em Curitiba entre sexta-feira e domingo (de5 a7 de julho). Aproximadamente 100 atletas vão disputar provas contra o relógio (no sábado, a partir das 13 horas) e de estrada (no domingo, a partir das 9 horas), em um circuito elaborado em frente ao Quartel do Exército do Boqueirão (5º GAC/Ap), na Rua Marechal Floriano Peixoto, n° 9190. As duas provas são disputadas em diversas categorias.
A Copa Brasil 2013 é composta por quatro etapas: São Paulo (Peruíbe), Paraná (Curitiba), Santa Catarina (a definir) e Rio de Janeiro (Niterói). É um evento da Confederação Brasileira de Ciclismo em parceira com o Comitê Paralímpico Brasileiro e Federação Paranaense de Ciclismo e cujos resultados valem para a obtenção do Bolsa Atleta, programa do Ministério do Esporte.
“É um evento no qual vão concorrer atletas campeões mundiais, de alto rendimento, e que serve como incentivo para o desenvolvimento do paradesporto no município”, afirmou o coordenador de paradesportes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Moisés Domingues Batista. Além da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, outros órgãos municipais, como Setran, Guarda Municipal e Urbs, colaboram com a organização do evento, principalmente na segurança da prova, que será disputada na rua.
O circuito elaborado em Curitiba tem4.240 metrose passa pelas ruas Marechal Floriano Peixoto, Antônio de Paula, Francisco Lourenço Johnsher, Paulo Setúbal e Waldemar Loureiro Campos.
Paranaense
Entre os participantes desta etapa da Copa Brasil de Ciclismo estarão dois atletas paranaenses: Marcelo Henrique Gusmão Vieira e Fabiano Machado da Silva. Fabiano foi muito bem sucedido na natação e agora tenta mostrar seu potencial no ciclismo e triathlon. Marcelo, por sua vez, tem obtido bons resultados.
Na primeira edição da Copa Brasil, disputada na cidade de Peruíbe (SP), o atleta curitibano conseguiu duas medalhas de bronze: nas provas contra o relógio (c3) e de estrada. No ano passado, ele foi campeão da prova contra o relógio, categoria C4, nos Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs), e vencedor de cinco provas da COPA SMELJ de ciclismo.