O Coritiba recebeu o Itagüí da Colômbia no Couto Pereira, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, e perdeu pelo placar de 1 a 0, derrota que causou a demissão do técnico Marquinhos Santos e do superintendente de futebol Felipe Ximenes do clube.
Jogando em casa, o Coritiba optou por uma postura ofensiva (com um volante, com três meias e dois atacantes) que funcionou com Robinho e Vitor Junior, que foram segurados pelo goleiro Osvaldo Cabral do time colombiano.
O Itagüí entrou em campo com uma tática mais cautelosa, com três atacantes bem postados, e logo no inicio da partida rendeu duas boas chances para o time.
O Coritiba dominou a partida após os 20’ minutos, trocou passes no meio campo, valorizando a posse de bola, sem muita ameaça por parte do time do Itagüí. Com a dificuldade para superar a marcação do time colombiano, e o excesso de passes errados, o time alviverde começou a receber vaias por parte da torcida.
Coxa não faz e acaba derrotado
Na segunda etapa, o técnico Marquinhos Santos mexeu no time. Tirou Lincoln com uma atuação apagada e colocou Dudu para organizar o meio-campo, porém a alteração não foi suficiente e aos 30’ segundos de partida, Mena aproveitou uma falha do zagueiro Chico e chutou cruzado para abrir o placar no Couto Pereira.
Com a vantagem no marcador, o time do Itagüí fechou ainda mais a defesa, e passou a jogar no contra-ataque, o que dificultou ainda mais a vida do Coritiba. Procurando mudanças, o comandante alviverde mudou novamente o time. Colocou Julio Cesar e Zé Rafael no lugar de Jânio e escudeiro, porém, a face do jogo não mudou. O Coritiba pairava sobre a área adversária sem sucesso e no fim da partida os passes errados e as chances perdidas transformaram uma possível reação coxa-branca em um desastre ainda maior.
O jogo de volta está marcada para o dia 24 de outubro, quarta-feira, no estádio Parque Sur Envigado, em Envirgado, na Colômbia. O Coritiba precisa vencer por dois gols de diferença para passar de fase, uma vitória por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis. O classificado enfrenta o vencedor do duelo entre Libertad-PAR e Sport.