Na noite deste sábado (31), com o péssimo inicio de Campeonato Brasileiro, pouco menos de quatro mil torcedores do Coritiba compareceram à Vila Capanema para apoiar a última partida do Coritiba antes da parada para os jogos da Copa do Mundo. Para a alegria e surpresa dos presentes, o Coxa entrou para enfrentar o Goiás com muita vontade e disposição tática perfeita. Apenas nos 45 minutos iniciais, o time marcou três vezes e, depois de 9ª rodadas, venceu a primeira partida na competição.

Com o retorno de Alex, Robinho e Keirrison para a equipe titular, o time ganhou força no meio de campo e na primeira chegada ao ataque o camisa 10 já abriu o placar de cabeça. Ofensivo, em menos de 15 minutos, Keirrison marcou o segundo gol. No último minuto da etapa inicial, Denner marcou o terceiro e fechou o placar. Na segunda etapa, com o adversário abatido, o Coxa apenas controlou o resultado construído.

Apesar de não ter cumprido a meta de ocupar uma posição no meio da tabela, antes da parada para o mundial, Celso Roth conquista a sua primeira vitória a frente da equipe, que voltou a ocupar a zona do rebaixamento, já que a Chapecoense venceu o Bahia por 2 a 1, sendo o atual 17ª colocado.

Na próxima rodada, que acontece só no dia 16 de julho, o Coritiba enfrenta o Figueirense no Couto Pereira. Com a derrota para o time paranaense, o Goiás deixa a 5ª colocação e cai duas posições na tabela. Seu próximo adversário, será o Grêmio, no Rio Grande do Sul.

O jogo

Muito em função da volta de Gil e Alex para a equipe titular, o Coritiba começou dominando a partida. Além dos dois meio-campistas, Keirrison ganhou uma nova chance e dava força para a equipe no ataque. Bem postado em campo, não demorou muito para aparecerem os primeiros resultados positivos. Logo aos 4 minutos de bola rolando, Gil cruzou pela direita e o camisa 10 alviverde apareceu como um elemento surpresa e cabeceou para o fundo das redes. O Goiás, que ainda não tinha tocado na bola, foi responder seis minutos depois com a cabeçada de Ramon que acabou na trave.

Avassalador, o time de Celso Roth não tirou o pé e aos 14 minutos marcou o segundo gol. Depois da ótima triangulação do meio campo, Zé Love rolou para Alex, que na passagem deu um ótimo lançamento para Keirrison. O camisa 9 só escorou de chapa para o gol.

E apesar da vantagem, o time curitibano queria mais. Aos 22 min, Gil roubou a bola no meio de campo e avançou com ela dominada. Na entrada da área, o volante chutou cruzado e o goleiro Edson espalmou a bola para a linha de fundo. No escanteio, Germano ainda cabeceou para outra boa defesa do goleiro.

A equipe goiana sufocada, só começou a sair do seu campo de defesa depois dos 30 minutos, mas o empenho tático alviverde era perfeito e a equipe seguia firme no campo.

Com o jogo controlado e a maior posse de bola, o ritmo alviverde caiu um pouco, mas não a precisão do setor ofensivo. No último minuto da primeira etapa, Denner lança para Keirrison que gira no zagueiro goiano e devolve para o lateral. No embalo, Denner  chuta rasteiro entre as pernas de Edson para praticamente liquidar a partida.

No volta do vestiário, com o resultado praticamente garantido e o adversário abatido, o Coxa passou a tocar a bola inteligentemente no meio de campo e administrar a vitória. O ritmo seguia tão tranquilo, que a torcida deixou de cantar com tanta força e só pode acompanhar uma boa chance de gol aos 32 minutos, quando Lima chutou forte para a boa defesa do goleiro Wanderlei. Com o resultado, o Coxa conquista a primeira vitória no Campeonato Brasileiro.

Ficha Técnica

Local: Estádio Durval de Britto e Silva (Vila Capanema), em Curitiba. Data: sábado, dia 31 de maio de 2014. Horário: 18h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Pablo dos Santos Alves. Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Vanderson Antônio Zenotti.

Coritiba: Vanderlei, Reginaldo, Luccas Claro, Welinton, Dener, Baraka, Germano, Gil (Robinho), Alex, Zé Love (Dudu) e Keirrison (Júlio Cesar). Técnico: Celso Roth.

Goiás: Edson, Thiago Mendes, Jackson, Alex Alves, Juliano (Lima), Amaral, Rodrigo, Ramon, Tiago Real (Danilo), Esquerdinha (Erik) e Assuério. Técnico: Ricardo Drubscky.

Cartões amarelos: Alex Alves (Goiás); Gil (Coritiba); Reginaldo (Coritiba); Wanderlei (Coritiba); Germano (Coritiba); Lima (Goiás)

Gols: Alex (4’-1º tempo); Keirrison (14’-1º tempo); Denner (44’-1º tempo)