Corrida de 100 kms no Pantanal vira filme e ganha exibição no cinema
Com pré-estreia em tela de cinema de Curitiba, a saga de corredores que encararam a jornada como o primeiro grupo na história a atravessar correndo a Rodovia Transpantaneira. A aventura de um único dia virou filme.
O “100 km da Transpantaneira” é um curta-metragem que mostra as dificuldades e os desafios em uma estrada de terra, inacabada, que teve a construção iniciada na década de 1970, auge da ditadura militar no Brasil. O objetivo da estrada era cruzar toda a região do Pantanal.
A obra da Transpantaneira foi Iniciada em 5 de setembro de 1972. A estrada começa no extremo norte do Pantanal, em Poconé, e segue até as margens do rio Cuiabá, na Vila São José, hoje Porto Jofre.
No plano original, a rodovia teria ao todo 397 quilômetros, unindo Poconé a Corumbá, formando-se assim uma via de ligação de norte a sul do Pantanal, unindo por sua vez o Mato Grosso ao Sudeste do Brasil e a fronteira com a Bolívia. Entre os objetivos estava originalmente de atravessar o pantanal e para servir como uma estrada para o transporte do gado local para as fábricas de processamento de carne no sul do país. O projeto foi concebido pelo engenheiro agrônomo Gabriel Müller.
“Não há registros de alguém que já tenha feito isso de correr 100 kms da estrada. Os próprios moradores da região confirmaram. Agora, esse feito histórico está registrado para sempre”, disse o corredor e empresário Davi Xavier, da Insanerunners.
Além de correr os 100 kms, Davi também é o diretor e editor do filme ao lado de Ge Filho. A produção independente do curta será inscrita no Rocky Spirit, Festival Internacional de Filmes Outdoor.
O festival reúne os melhores filmes e documentários, nacionais e internacionais produzidos recentemente no mundo.
Pré-estreia na sala de cinema
O empresário lembra que assim que o curta foi finalizado, a intenção apenas era reunir os amigos e participantes da prova para uma exibição especial, mas então veio a ideia de fazer algo grandioso.
“Fomos atrás de tudo e conseguimos exibir o filme numa sala de cinema. Acredito que seja uma novidade no Brasil. Um filme de corrida numa sala de um grande cinema”, avalia Davi, ao falar da novidade.
O filme foi exibido pela primeira vez para público antes do filme do Batman, do Imax, do shopping Palladium, na noite de sábado (9), em Curitiba.