Costa Rica bate o Japão e deixa grupo E da Copa do Mundo em aberto
Japão e Costa Rica abriram o oitavo dia de Copa do Mundo. Na manhã desde domingo (27), pela segunda rodada do grupo E, o que se esperava era que os japoneses fossem pra cima dos costarriquenhos em busca da classificação. Mas os ”Chicos” surpreenderam e Fuller fez o primeiro gol, dando esperança para uma eventual classificação à próxima fase.
A PARTIDA
O primeiro tempo foi pouco efetivo, sem muita emoção e nenhum chute a gol. O resumo de japoneses e costarriquenhos foi de defender e fechar os espaços do que atacar um ao outro.
Já o segundo tempo foi diferente. O Japão resolveu deixar o que tem de melhor para os 45 minutos finais. Logo de começo, os ‘’Samurais Azuis’’ obrigaram o goleiro Navas a fazer grande defesa.
Mas não diminuíram o ritmo. 4 minutos, cobrança de falta e a defesa tira. Na sobra, Navas ficou com a bola.
Aos 11 minutos, o meia Soma faz boa jogada individual, deixou ao marcador na saudade, invadiu a área e chuta forte, mas para fora.
Com 17 minutos jogados, os japoneses tiveram uma falta perigosa da entrada da área. Soma cobra e manda por cima do gol.
Mesmo com a pressão japonesa, os ‘’Chicos’’ também foram para cima. Aos 35 minutos, Fuller recebeu na entrada e bateu colocado, encobrindo Gonda, fazendo um lindo gol. Costa Rica 1 a 0.
Os japoneses não diminuíram o ritmo e foram tentar o gol de empate. Com 43 minutos, Mitoma faz boa jogada individual pela esquerda, invadiu a área e cruza. A bola ficou respingando dentro da área até Navas ficar com ela, agarrando a vitória suada contra uma seleção que na estreia venceu a tetracampeã Alemanha.
PRÓXIMOS JOGOS
A última rodada promete. Os jogos serão na quinta (01/12), começando às 16 horas.
Os japoneses enfrentam os espanhóis no Estádio Internacional Khalifa.
A Costa Rica vai jogar a vida contra a Alemanha, no estádio Al Bayt.
FICHA TÉCNICA:
Grupo E – 2ª rodada
Local: Estádio Ahmad bin Ali, Al Rayyan (Catar)
Data: Domingo, 27 de novembro de 2022.
Horário: 07:00 (horário de Brasília).
Japão: Gonda; Yamane (Mitoma), Itakura, Yoshida e Nagatomo (Hiroki Ito); Endo, Morita, Soma (Minamino) e Kamada; Doan (Junya Ito) e Ueda (Asano). Técnico: Hajime Moriyasu.
Gols: não teve.
Amarelos: Itakura (38 min do 2º tempo) e Endo (47 min do 2º tempo).
Costa Rica: Keylor Navas; Waston, Óscar Duarte, Calvo e Oviedo; Celso Borges (Salas), Tajeda, Fuller e Gerson Torres (Aguilera); Campbell (Chacón) e Contreras (Bennette). Técnico: Luis Fernando Suárez.
Gols: Fuller (35 min do 2º tempo)
Amarelos: Contreras (41 do 1º tempo), Celso Borges (16 min do 1º tempo) e Calvo (25 min do 2º tempo).
ARBITRAGEM
Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Assistentes: Stuart Burt e Simon Bennett (Inglaterra)
Quarto árbitro: Maguette Ndiaye (Senegal)
VAR: Jerome Brisard (França)