Na noite desta quarta-feira (28) a campanha do Coritiba no Campeonato Brasileiro de 2014 igualou uma marca história negativa do clube. Com a derrota para o Criciúma por 1 a 0, no Estádio Heriberto Hülse, o time de Celso Roth repetiu o jejum de oito jogos de 1999, quando o time alviverde conseguiu vencer apenas na 9ª rodada do Brasileirão. Se perder para o Goiás no próximo sábado, o time deste ano terá o pior início de campeonato da sua história. O zagueiro Fábio Ferreira marcou o único gol da vitória do Tigre.
O início crítico alviverde conta com quatro empates e quatro derrotas e, para piorar, o Coxa pode terminar a rodada na lanterna, caso o Figueirense vença o Flamengo.
Em um jogo muito fraco das duas equipes, a falta maior foi a de Alex, poupado devido ao excesso de jogos. O meio de campo errou muitos passes durante todo o jogo e prejudicou quaisquer esperanças de vitória nesta noite. O Tigre, jogando com o apoio de mais de 8 mil torcedores, aproveitou uma das poucas chances que teve e marcou na cabeçada de Fábio Ferreira, durante cobrança de escanteio. O resultado poderia ainda ser pior, não fosse Wanderlei, que praticou ao menos duas boas defesas, uma delas na cobrança perfeita de falta de Paulo Baier.
Na próxima rodada o Coritiba pega o Goiás na Vila Capanema – o Couto Pereira foi cedido a FIFA para treinamento das seleções na Copa do Mundo. A partida está marcada para o sábado (31) as 18h30. O Criciúma, com a vitória, soma quatro jogos invictos e enfrenta o Santos na próxima rodada
O jogo
Com uma série de jogadores contundidos ou suspensos e outros que não foram escalados por opção do técnico, Celso Roth alterou a equipe do 3-5-2 para o 4-4-2 e o time não foi bem. A partida começou muito tranquila e cadenciada, nenhuma das equipes queria se expor de mais e deixar espaços no setor defensivo. A primeira chance de gol para o Criciúma apareceu logo aos 2 minutos, com a cabeçada de Rodrigo Souza que passou raspando a trave.
Precisando vencer no Brasileirão, o elenco alviverde, nervoso na busca pelo resultado, não conseguiu produzir jogadas claras de gol. Foram muitos os passes errados e a briga no meio de campo era intensa. Em um das poucas jogadas bem pensadas, Dudu aproveitou a abertura e chutou de fora da área, mas o goleiro Luiz se esticou e praticou uma ótima defesa.
Na metade final da primeira etapa, o ritmo de jogo caiu e consequentemente a qualidade técnica. Empurrado pela força das arquibancadas, o Tigre partiu para a pressão na parte final e chegava com perigo nas bolas aéreas. Fábio Ferreira e Bruno Lopes cabecearam e o goleiro Vanderlei praticou duas boas defesas. O jogo feio no primeiro tempo se resumiu em números: 32 passes errados, sendo 14 do Coritiba e 18 do time mandante.
Na volta do vestiário, antes do primeiro minuto da etapa final, Zé Love já deu os primeiros indícios que o jogo iria melhorar. No primeiro lance, o atacante recebeu o passe de Jajá e chutou cruzado forte, a bola passou a esquerda da meta de Luiz. O Tigre então colocou seu time para o ataque e deixou o contra-ataque para o Coxa, que errava muitos passes e não aproveitava as chances. Assim como o ataque, a zaga alviverde também não funcionava. Aos 8 minutos, Luccas Claro bateu roupa e Silvinho quase marcou na saída de Vanderlei.
Pouco depois, a pressão do fator casa faria a diferença. Depois do cruzamento da direita, Bruno Lopes toca, a bola bate em Luccas Claro e vai pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Paulo Baier cobrou alto e o zagueiro Fábio Ferreira subiu no 3ª andar e, mesmo desequilibrado, cabeceou no cantinho.
Se não fosse o goleiro Vanderlei, a derrota poderia ser maior. Na cobrança de falta perfeita de Paulo Baier, o camisa 1 foi no ângulo para salvar o que seria o segundo gol. Germano, que entrou no lugar de Chico, teve as últimas duas chances do Coxa, com um chute de fora da área e uma cabeçada que parou no goleiro do Tigre.
Ficha Técnica
Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma – SC. Data: Quarta-feira, 28 de maio de 2014. Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro (SP). Assistentes: Bruno Salgado Rizo (SP) e Jefferson Schimidt (SC)
Criciúma: Luiz; Eduardo, Fábio Ferreira, Ronaldo Alvez e Cortez; Serginho, Maylson (Ricardinho), Rodrigo Souza e Paulo Baier; Silvinho (Maurinho) e Bruno Lopes (Lucca). Técnico: Wagner Lopes
Coritiba: Vanderlei; Reginaldo, Luccas Claro, Welinton e Dener; Chico (Germano), Baraka, Jajá e Dudu (Norberto); Roni (Júlio Cesar) e Zé Love. Técnico: Celso Roth
Gols: Fábio Ferreira (11 min 2ª tempo)
Cartões amarelos: Silvinho (Criciúma); Jajá (Coritiba); Dener (Coritiba); Serginho (Criciúma); Bruno Lopez (Criciúma); Paulo Baier (Criciúma); Eduardo (Criciúma); Norberto (Coritiba)
Confira os gols: