O curitibano Marcelo Henrique Gusmão Vieira conquistou neste sábado (6) uma medalha de bronze na categoria ciclismo C3 na 2ª etapa da Copa Brasil de Paraciclismo, que está sendo realizada em um circuito montado na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no bairro Boqueirão. Vieira já havia levado o mesmo prêmio na primeira etapa do circuito, realizada em maio, em Peruíbe (SP), onde ainda conquistou outro bronze na prova de estrada. O também curitibano Fabiano Machado da Silva ficou em 5º lugar na mesma categoria da etapa de Curitiba, que reúne 90 atletas de vários estados.
“Sempre foi meu sonho me tornar um atleta e hoje realizo esse sonho com o maior orgulho. Competir na minha cidade é um momento importante. Convoquei muitos amigos que vieram torcer por mim”, contou o medalhista curitibano antes da prova. Ele passou a praticar esportes depois de sofrer um acidente em 2007 e incentiva todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência a também se exercitarem. “O exercício para mim também é uma fisioterapia. Pretendo praticar o ciclismo pelo resto de minha vida. O esporte é saúde, é vida”, disse.
O prefeito Gustavo Fruet participou do evento neste sábado. Ele conversou com atletas e acompanhou a largada de algumas provas do circuito. “É muito importante para o esporte de Curitiba receber uma das etapas da Copa Brasil de Paraciclismo. Este deve ser o primeiro de muitos eventos para incentivar o paradesporto na cidade. Os atletas participantes são exemplo de superação, dedicação e determinação”, afirmou. “Esperamos que o evento deixe um marca muito positiva, para que Curitiba se mantenha no circuito nos próximos anos, o que deve incentivar as novas gerações a verem no esporte uma forma de inclusão”, completou.
Segundo Moisés Domingues Batista, coordenador de paradesportes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, a capital paranaense atualmente é um celeiro de atletas paralímpicos, com 18 modalidades sendo desenvolvidas na cidade. “Trazer um evento dessa magnitude para Curitiba, com atletas de renome nacional e internacional, é um marco e o pontapé inicial para o que pretendemos desenvolver no paradesporto da cidade. Vamos pensar em todos os níveis, desde o educacional até o comunitário, passando também pelo paradesporto de rendimento”, informou.
O secretário de Esportes, Aluisio de Oliveira Dutra Junior, revelou que o Centro de Esporte e Lazer do Xaxim será um centro integrador do paradesporto em Curitiba. “Temos em Curitiba grandes atletas paralímpicos, medalhistas olímpicos e campeões mundiais. Esse centro de referência fará o atendimento ao paradesportista curitibano, com o treinamento de diversas modalidades”, confirmou.
A etapa curitibana da Copa Brasil de Paraciclismo, que segue até domingo (7), é um evento da Confederação Brasileira de Ciclismo em parceira com o Comitê Paralímpico Brasileiro e Federação Paranaense de Ciclismo. Os atletas competem em provas de diversas categorias no masculino e no feminino. As próximas etapas da Copa acontecem em Santa Catarina (em cidade a ser definida), em setembro, e em Niterói (RJ), em novembro.