Na noite deste sábado e manhã de domingo no horário local, foi disputada a final da maratona masculina nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Entre os três brasileiros que competiam a prova de 42,195 km, apenas Paulo Roberto a completou, porém, Daniel do Nascimento teve boa participação, mesmo não conseguindo terminar. O queniano Eliud Kipchoge, campeão olímpico no Rio 2016, cruzou a linha de chegada com tempo de 2:08:38 e conquistou seu bicampeonato.
Por conta da alta umidade, a corrida, que seria realizada em Tóquio, foi movida para a cidade de Sapporo, a 800 km da capital. A cidade contava com melhores condições climáticas para os corredores.
Ainda assim, Daniel do Nascimento, que por muitas vezes durante o percurso chegou a liderar a prova, passou mal com pouco mais de 1h de corrida e não conseguiu completá-la. Daniel Chaves, também brasileiro, foi mais um a desistir, ainda na primeira metade do circuito. Ao todo, entre os 106 participantes, 28 desistiram da prova.
Entre os brasileiros, o único que conseguiu cruzar a linha de chegada foi o experiente Paulo Roberto, de 42 anos, que, na 69ª colocação, teve tempo de 2:26:10 em sua terceira participação em Jogos Olímpicos.
Além de Eliud Kipchoge, na primeira posição, o pódio teve mudança nos últimos metros de corrida. O também queniano Lawrence Cherono parecia já ter conquistado a segunda colocação, mas foi ultrapassado pelo holandês Nabdi Nageeye, com a medalha de prata, e Bashir Abdi, com o bronze.