A Seleção Brasileira de atletismo viaja nesta quinta-feira para a cidade equatoriana de Guayaquil para a disputa do 52º Campeonato Sul-Americano Adulto. A competição ocorre entre sábado e segunda-feira.
Composta por 79 atletas – 40 mulheres e 39 homens –, a delegação do Brasil visa, também, a disputa dos Jogos Olímpicos. Isso porque o Sul-Americano é uma oportunidade para os brasileiros tentarem alcançar as exigências mínimas da World Athletics (WA) para a participação nas Olimpíadas.
Os atletas ainda têm a oportunidade de somar pontos para o Ranking da WA. Esta é outra maneira de garantir vaga em Tóquio após a data final de qualificação (29 de junho).
Oito atletas já estão classificados para as Olimpíadas: Vitória Rosa (200m), Érica Sena (20km marcha atlética), Daniel Ferreira do Nascimento (maratona), Eduardo de Deus (110m com barreiras), Matheus Gabriel Correa (20km marcha), Samory Uiki (distância), Alexsandro Melo (triplo) e Felipe Vinicius dos Santos (decatlo).
Além da importância para os Jogos Olímpicos, os campeões do Sul-Americano garantem vaga no Campeonato Mundial do Oregon. A competição será disputada nos Estados Unidos, na cidade de Eugene, entre 15 e 24 de julho de 2022.