Quando se fala em confronto entre Brasil e Argentina, logo se pensa em jogo truncado, com muitas faltas, pouco espaço para jogar e muita catimba dos hermanos. Porém, a partida entre Atlético Paranaense e Vélez, pelo grupo 1 da fase de grupos da Libertadores, não foi assim.
Recebendo o rival em casa, no Estádio José Amalfitani, a equipe argentina do Vélez Sarsfield jogou “a la Barcelona” e venceu o Furacão por 2×0.
No seu primeiro confronto contra uma equipe argentina pela Libertadores, o Furacão viu um Vélez com semelhanças do time catalão, que troca muitos passes curtos no meio campo e espera o momento certo para atacar. O estilo de jogo refinado deu resultado, Fernando Tobio de cabeça e Lucas Pratto em uma bela triangulação fizeram os gols que definiram a partida.
O rubro-negro, que entrou em campo com duas novidades em relação a equipe que venceu o The Strongest na primeira rodada, Mirabaje e Dráusio, pouco fez no jogo desta terça-feira (25), apenas assistiu à equipe argentina assumir a liderança, com seis pontos. Na tabela, o Furacão fica empatado com o The Strongest com três pontos.
Na próxima rodada o Atlético viaja até o Uruguai para, no próximo dia 3 de maio, às 23h30, enfrentar o Universitario, que perdeu as duas últimas partidas. Já o Vélez encara o The Strongest na Bolívia.
O jogo
Pra quem esperava aquela velha pressão do time mandante nos dez ou quinze minutos iniciais, se enganou. Os hermanos começaram a partida com sua característica principal neste início de Libertadores, com muitos passes curtos e rápidos no meio de campo.
Os 30 minutos iniciais foram calmos e a equipe do Atlético visivelmente se poupava na descida para o ataque. Preocupada em defender, teve apenas uma oportunidade clara de gol, com o chute de fora da área dado pelo atacante Éderson.
A equipe do Vélez, com a maior posse de bola, rondava o campo de ataque do Furacão e, no quarto escanteio, abriu o placar aos 37 minutos. Depois do segundo tiro de canto batido, o zagueiro argentino Fernando Tobio ganhou na força dos defensores atleticanos e esperou a bola cair no pé para chutar no gol. O goleiro Weverton espalmou, a bola bateu no travessão e entrou. Vélez 1 a 0.
Mesmo com o placar a favor, o Vélez ainda teve outras duas boas oportunidades para marcar o segundo, com Mauro Zárate e Lucas Pratto, mas o goleiro Weverton conseguiu adiar para o segundo tempo outra comemoração argentina.
Depois da conversa com o técnico Miguel Ángel no intervalo, ao contrário do primeiro tempo, o Atlético voltou mais ligado e obstinado a atacar. Logo nos primeiros passos em campo os jogadores rubro-negros já pressionavam o Vélez. O técnico rubro-negro colocou sua equipe para o ataque com a entrada de Bruno Mendes e de Adriano, no final da partida, mas não surtiu efeito.
Depois de controlar novamente a partida, em uma saída errada de Mirabaje, a bola sobra para Romero, que dá um presente para o destaque da partida Lucas Pratto. De primeira ele coloca a bola no canto do goleiro Weverton e define o placar.
Logo após o gol, Adriano enfim é anunciado. Entrou em campo revoltado com a demora, e jogou pouco, quase não participando da partida. O resultado acabou com a derrota por 2×0.
Ficha Técnica
Local: Estádio José Amalfitani, em Buenos Aires (Argentina). Data: 25 de fevereiro de 2014, domingo. Horário: 17:45 horas (Horário de Brasília).
Arbitro: Roberto Silveira (Fifa/URU). Assistentes: Mauricio Espinosa (Fifa/URU) e Miguel Ángel Nievas(Fifa/URU).
Vélez: Sosa; Cubero, Tobio, Sebá Domínguez, Papa; Romero, Allione, Cabral (Correa), Canteros; Lucas Pratto (Cásseres), Mauro Zárate (Ferreira). Técnico: José Flores
Atlético: Weverton; Sueliton, Manoel, Dráusio, Natanael; Deivid, João Paulo (Bruno Mendes), Paulinho Dias, Fran Mérida (Mosquito), Mirabaje; Ederson (Adriano). Técnico: Miguel Ángel Portugal
Cartões amarelos: Mirabaje (Atlético), Romero (Vélez), Cubero (Vélez)
Gols: Fernando Tobio e Lucas Pratto