O Paraná Clube definitivamente não fez as honras da casa contra o Náutico neste sábado (24). A equipe pernambucana – acostumada com as altas temperaturas do nordeste – entrou no gramado da Vila Capanema com uma temperatura girando na casa dos 10°C e teve pouco tempo para se acostumar com a diferença no clima. Logo aos 6 minutos de bola rolando, o Tricolor deu as boas vindas com o gol de cabeça de Giancarlo. Na volta do segundo tempo, Leonardo foi quem não se comportou bem na casa do adversário. No início da segunda etapa, o zagueiro foi atrasar a bola e fez um golaço contra, ampliando o placar paranista – 2 a 0.
Apesar da partida marcada para às 21 horas, a torcida compareceu em peso ao estádio. Beneficiados pela promoção de ingressos da diretoria – que dava de graça o segundo bilhete na compra do primeiro – mais de 3.600 pessoas acompanharam a segunda vitória Tricolor no Campeonato Brasileiro, a primeira em casa. Apesar de não contar com Lúcio Flávio e Edson Sitta, o técnico Claudinei Oliveira mandou a campo a garotada e deu certo. Marcos Cerrato e Thiago Humberto foram muito bem, dominaram o meio de campo e contribuíram para o bom desempenho do time.
Com o resultado, o Paraná deixa a zona do rebaixamento e agora é o 12ª colocado, com 8 pontos. Na próxima rodada enfrenta a Ponte Preta, também na Vila Capanema. O jogo está marcado para a próxima terça-feira (27), às 19h30. A partida também terá promoção de ingressos. Já o Náutico recebe o Avaí, no Estádio dos Aflitos.
O jogo
Apesar da temperatura gelada, o jogo começou quente. Mal deu tempo de os jogadores se esquentarem e Giancarlo já marcava para o Tricolor. Logo aos 6 minutos, em uma boa triangulação do lado esquerdo, Breno cruzou na cabeça do artilheiro paranista, que só testou para o fundo das redes. O time pernambucano, não acostumado com o frio do sul do país, não conseguia reagir e se segurava como podia na zaga. Thiago Humberto, em dois petardos de fora da área, quase ampliou o placar no comecinho. Na primeira oportunidade, a bola parou no goleiro Alessandro. Na segunda, foi a trave que impediu o gol.
Com o passar do tempo e o placar a favor, a equipe paranista se acomodou na partida e chamou o Náutico para o ataque. Chances não faltaram para o Timbu, mas o detalhe impedia o empate. Aos 30 minutos, Vinícius recebe a bola na grande área e chuta no canto, mas o goleiro Marcos fecha bem o ângulo e salva o Tricolor. Quando não é o goleiro, os zagueiros estão ali para salvar. Marcos Vinícius driblou Anderson Rosa, tirou do goleiro, só que Gustavo apareceu em cima da linha e afastou o perigo. No final da primeira etapa, Anderson Rosa ainda cabeceou a bola mais uma vez na trave e o placar da primeira etapa acabou magro.
Na volta do vestiário, o jogo foi cadenciado. O Tricolor ainda trocava passes no meio de campo e não dava menção de procurar o gol, mas também não precisou. Aos 8 minutos, depois do cruzamento da direita, o zagueiro Leonardo foi tentar atrasar de peito a bola para Alessandro, mas acabou jogando a bola no canto do goleiro e fez um golaço, só que contra. Com o 2 a 0 no placar, o jogo esfriou. O Paraná passou a trocar passes no meio de campo e controlava a partida, já o Timbu não tinha forças para buscar o resultado. A única defesa do goleiro Marcos foi no chute de Marcelinho. Fim de jogo: 2 a 0.
Ficha técnica
Local: Estádio Durval de Britto e Silva (Vila Capanema), em Curitiba. Data: sábado, 24 de maio de 2014. Horário: 21h (horário de Brasília).
Arbitro: Philip Georg Bennett (RJ). Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ).
Paraná Clube: Marcos; Carlinhos Miranda, Anderson Rosa, Gustavo e Breno; Cambará, Marcos Cerrato, Juliano Mineiro (Carlinhos) e Henrique (Rodrigo Mann); Thiago Humberto (Lucas Pará) e Giancarlo.
Técnico: Claudinei Oliveira
Náutico: Alessandro, Rafael Cruz, Leonardo Luiz, William Alves, Raí; Dê (Paulinho), Elicarlos, Leleu, Vinícius e Marcos Vinícius (Marcelinho); Geovane (Paulo Júnior).
Técnico: Sidney Moraes
Gols: Giancarlo (6 min 1ª tempo); Leonardo – contra (8 min 2ª tempo)
Cartões amarelos: Gustavo (Paraná Clube); Leleu (Náutico); Elicarlos (Náutico); Carlinhos (Paraná Clube)