A Boneleska, pequena empresa de Apucarana, no norte do Paraná, é a primeira do Estado – e uma das primeiras do Brasil – a conquistar licenciamento para produzir e vender produtos oficiais com a marca Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O licenciamento, que é obrigatório, uma vez que tudo ligado aos dois eventos – nomes, marcas e produtos – é de propriedade da FIFA, está entre as oportunidades de negócios geradas com a realização do Mundial.
Por meio do Programa Sebrae 2014, representantes da Globo Marcas estiveram em Apucarana para conversar com os empresários do setor do vestuário, uma dos segmentos econômicos que será impactado diretamente com a realização do Mundial.
No encontro, a Boneleska, que já mantinha uma relação com a Globo Marcas, teve a oportunidade de fazer um contato mais direto com os representantes da empresa. Entre os requisitos observados pela agente de licenciamento oficial da FIFA, a Globo Marcas avalia justamente o padrão de competitividade das empresas interessadas, para identificar se o empreendimento atende aos requisitos para ser parceiro da FIFA/Globo Marcas.
O coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR e gestor da iniciativa, no Estado, Aldo Cesar Carvalho, reforça que o direito de licenciar a marca FIFA, nos eventos Copa das Confederações e Copa do Mundo em produtos foi uma conquista para a empresa paranaense. “É muito representativo, porque esse processo de licenciamento está muito próximo das grandes empresas. Com a parceria com a Globo Marcas, o Sebrae é um aglutinador desses pequenos negócios, ajudando a fazer essa aproximação”, explica Aldo Carvalho.
O consultor do Sebrae/PR em Apucarana, José Henrique Martins, explica que a produção de bonés ganha potencial com a realização de eventos esportivos e que os empresários da cidade, reconhecida como a Capital do Boné, estão atentos ao processo de licenciamento como uma oportunidade de, além de conquistar visibilidade, ampliar canais de comercialização.
“A Boneleska foi a primeira empresa de Apucarana a conseguir o licenciamento de produtos para a Copa das Confederações e Copa do Mundo, processo que, com a Globo Marcas, permite que o empresário comercialize a sua produção para os seus clientes, as redes de varejo. E esse canal direto de venda é importante para os empresários”, observa José Henrique Martins.
Mercado
Os empresários interessados em fazer negócios com a realização da Copa poderão atuar em três frentes. A primeira refere-se aos quiosques oficiais que serão lançados em várias cidades do País, utilizando o sistema de franquia.
Os pequenos negócios poderão, em uma segunda frente, obter licenciamento diretamente da Globo Marcas para uma série de produtos como souvenires, calçados, bolsas, chapéus, bonés, itens de torcedor, vestuário, bola, e itens para casa.
O terceiro caminho é a distribuição de produtos licenciados pelas redes de varejo convencionais. Para o empresário do comércio, por exemplo, vender produtos licenciados pode ser um grande diferencial.
Pesquisa feita pela FIFA em fevereiro de 2012, com 1.200 brasileiros, aponta que 98% da população do Brasil reconhecem a marca Copa do Mundo; 81% dos entrevistados estão motivados com o evento; e 53% disseram que os produtos oficiais vão chamar sua atenção.
Segundo o Governo Federal, estima-se que a Copa do Mundo 2014 agregará 183 bilhões de reais ao PIB do país e mobilizará 33 bilhões de reais em investimento em infraestrutura, com destaque para a área de transporte e sistemas viários.
Aproximadamente 3,7 milhões de turistas, brasileiros e estrangeiros, deverão gerar, no período do evento, R$ 9,4 bilhões. Em todas as áreas, 700 mil empregos permanentes e temporários serão criados.