O esporte curitibano futsac será oficializado pelo governo federal no 321° aniversário da capital paranaense, no próximo sábado (29). Criada há 12 anos, a modalidade é “uma espécie de futevôlei com os pés”, de acordo com o fundador Marcos Juliano Ofenbock. O esporte é jogado com uma pequena bola de crochê, individualmente ou em duplas.
A federação estadual já havia sido reconhecida pelos vereadores em 2012. “É um esporte curitibano, e agora será nacional”, disse Felipe Braga Côrtes (PSDB), representante do futsac.
Ofenbock considera a cerimônia “uma grande vitória”. A atividade será conduzida pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, com a presença de diversas autoridades – na praça Oswaldo Cruz, a partir das 14h30 deste dia.
“O reconhecimento abrirá as portas para o esporte no Brasil e no mundo”, afirmou o criador. Ele também pediu apoio aos vereadores na divulgação do futsac. Segundo Ofenbock, as quadras podem ser implantadas a baixo custo, o que contribuiria para a formação de atletas e a prática esportiva.
A Confederação Brasileira de Futsac foi fundada em 2012, após a implantação das federações paranaense, catarinense e gaúcha. O site da entidade reúne informações sobre o esporte, considerada a primeira modalidade criada em Curitiba.