Estreante, Tsitsipas elimina Federer e vai à decisão do ATP Finals
O grego Stefanos Tsitsipas, de apenas 21 anos, fez história no início da tarde deste sábado. Estreante no ATP Finals, eliminou, por 2 sets a 0 e parciais de 6/3 e 6/4, o experiente e multicampeão Roger Federer, detentor de seis títulos do torneio.
O ATP Finals reúne os oito melhores tenistas da temporada. Ficaram para trás, além do suíço, Rafael Nadal e Novak Djokovic, ainda na fase de grupos. Nesta tarde, às 17h (de Brasília), o austríaco Dominic Thiem e o alemão Alexander Zverev disputam a outra semifinal. A grande decisão será neste domingo, às 15h (de Brasília), sendo que Zverev é o atual campeão.
Eu nunca poderia me imaginar aqui. Sonhos se realizam.
No primeiro game, Tsitsipas superou um break point para vencer o primeiro set de saque e, com boa movimentação, provocou erros fáceis de Federer. O segundo game foi também do grego, que quebrou o suíço. Na sequência, ele confirmou seu saque, abrindo 3/0, mas Federer reagiu e chegou ao 4/2.
O experiente tenista abriu 0/40 no game seguinte e, com três break point, Tsitsipas cresceu e confirmou 5/2, diminuído para 5/3. No game seguinte, que daria o set para o grego, o duelo durou cerca de 15 minutos, mas o jovem conseguiu mostrar superioridade e confirmou a vitória parcial, depois de salvar seis set game points do suíço.
No segundo set, Federer saiu na frente, mas Tsitsipas confirmou seu serviço seguinte e quebrou o atual número 3 do mundo, abrindo 2/1. O duelo empatou, mas o estreante conseguiu liderar a partida novamente e fez 5/3. Ele conseguiu fazer história: perdia de 15/40 no match point, igualou tudo e, com um ace, levou a melhor e foi para a final.
SIMPLY SUPERB FROM STEF!
The youngest player in the field has made the FINAL!
: @TennisTV | #NittoATPFinals | @StefTsitsipas pic.twitter.com/4PDVn8OGdV
— ATP Tour (@atptour) November 16, 2019