Depois de muito mistério e incertezas, Curitiba finalmente foi confirmada como uma das doze sedes brasileiras na Copa do Mundo. O comunicado foi feito pelo secretário geral da Fifa,  Jérôme Valcke, em uma ligação ao prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, por volta das 15h. O anúncio oficial deve ser feito ainda nesta tarde, durante uma coletiva de imprensa em Florianópolis, onde está sendo realizado um encontro com os 32 técnicos das seleções classificadas para o mundial.

No último dia 21 de janeiro, o secretário-geral Jérôme Valkie, em visita ao estádio, determinou que as obras apresentassem uma evolução confiável até a data para que a entidade confirmasse os quatro jogos.

O consultor da Fifa Charles Botta realizou uma visita técnica na Arena da Baixada na tarde desta terça-feira (18), onde foi recebido pelo presidente do Atlético, Mario Celso Petraglia; pelo prefeito da cidade Gustavo Freut; pelo secretário estadual para Assuntos da Copa do Mundo de 2014, Mario Celso Cunha; e do secretário municipal para assuntos da Copa, Reginaldo Cordeio.

Pelo twitter, o secretário geral da Fifa Jérôme Valcke confirmou a escolha da cidade: “Curitiba reconfirmada como sede da #Copa2014, com base nas garantias financeiras, compromisso de todas as partes e progresso feito. Será uma corrida apertada contra o tempo e o esforço coletivo de todas as partes envolvidas em Curitiba deve continuar em ritmo forte”. escreveu.

Mais cedo, o prefeito Gustavo Fruet havia demonstrado também pelo twitter sua confiança na escolha da cidade, após reunião com a equipe da Fifa.

Curitiba deve abrigar quatro jogos da primeira fase na Copa 2014, entre os dias 16 e 26 de junho. No dia 16, às 16 horas, acontece o jogo entre Irã e Nigéria. A partida entre Honduras e Equador será realizada no dia 20, às 19 horas. O terceiro jogo será no dia 23, a partir das 13 horas, entre Austrália e Espanha. E o último jogo em Curitiba será no dia 26, às 17 horas, entre Argélia e Rússia.

Segundo o anuncio do presidente do clube Mario Celso Petraglia na semana passada, em reunião com a Associação Comercial do Paraná (ACP) as obras do estádio estão orçadas em R$ 330 milhões.