Fifa escala mulheres na arbitragem pela 1ª vez na história da Copa do Mundo
O jogo desta quinta-feira (1) entre Costa Rica e Alemanha teve a arbitragem comandada por três mulheres. É a primeira vez na história do torneio que a Fifa escalou um trio feminino para trabalhar em campo durante a partida.
Leia também:
- Tite admite risco de utilizar time reserva contra Camarões na Copa do Qatar
- Croácia empata com Bélgica e garante classificação às oitavas da Copa do Mundo
- Viajante do tempo diz que Brasil irá vencer a Copa do Mundo 2022
O trio foi composto pela francesa Stéphanie Frappart, árbitra do duelo, que vale vaga nas oitavas de final, a brasileira Neuza Back, como uma das bandeirinhas com a companhia da mexicana Karen Diaz, também assistente.
“É um evento histórico”, anunciou a Fifa ao divulgar a escala.
A Copa do Qatar de 2022, é a primeira a contar com mulheres entre os juízes convocados pela Fifa. Ao todo são seis, sendo três árbitros e três auxiliares. Ainda assim, o trio convocado para o jogo de hoje, entre Costa Rica X Alemanha, precisou esperar bastante, após 32 jogos – metade dos organizadores do torneio -, nenhuma delas acabou participando, dentro do campo, de jogos oficiais.
Enquanto isso, alguns homens chegaram a apitar mais de uma vez. O problema foi parcialmente solucionado hoje com a escalação de Stéphanie Frappart, Neuza Back e Karen Diaz. Kathryn Nesbitt (EUA), Yoshimi Yamashita (Japão) e Salima Mukansanga (Ruanda), por outro lado, continuam aguardando uma iniciativa da Fifa.