A Fórmula 1 anunciou nesta quinta-feira uma novidade para o calendário de 2021. A temporada contará com o inédito Grande Prêmio da Arábia Saudita, na cidade de Jidá.
Marcada para o mês de novembro, a corrida será noturna e nas ruas da região, que ficam às margens do Mar Vermelho. Será também o primeiro evento da categoria no país.
“A região é extremamente importante para nós e com 70% da população da Arábia Saudita com menos de 30 anos, estamos entusiasmados com o potencial de alcançar novos fãs e trazer para as pessoas ao redor do mundo corridas emocionantes de um local incrível e histórico. Publicaremos nosso calendário provisório de 2021 completo nas próximas semanas”, afirmou Chase Carey, presidente e CEO da Fórmula 1.
O anuncio oficial do GP nas redes sociais gerou reações negativas dos fãs, que acusaram a organização de “hipócrita”, dizendo que um acordo com a Arábia Saudita vai contra os princípios da campanha #WeRaceAsOne (Nós Corremos Como Um), criada este ano em decorrência dos protestos anti-racistas e contra qualquer tipo de descriminação.
A alegação é de que o país do oriente médio, que adota a religião islâmica, tem um histórico negativo com violações aos direitos humanos, como limitação dos direitos das mulheres, criminalização da homossexualidade, entre outros.