O Internacional recebeu o Furacão, no Estádio do Vale, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O maestro Paulo Baier foi quem abriu o placar para o Furacão, mas o time gaúcho empatou no final da partida com Otávio, deixando a decisão da vaga para as semifinais da competição para o jogo de volta em Curitiba.
O jogo começou muito bem disputado. O Furacão levando o jogo da maneira que gosta viu o Internacional entrar em campo ansiosos pelo resultado, o que deixava a possibilidade de um contra-ataque atleticano aberto, facilitando a vida do mestre Paulo Baier para criar suas jogadas e deixar os atacantes rubro-negros livres para levar o perigo ao gol do time gaúcho. E foi dessa maneira que em uma cobrança de falta no bico da área, Paulo Baier abriu o placar para o Atlético-PR aos 5 minutos, porém a bola desviou na cabeça de Leandro Damião do Internacional, enganando o goleiro Muriel.
O time gaúcho, tentando uma reação para não levar a pior em casa, posicionou-se no campo ofensivo, atacou bastante, sem grandes perigos para o goleiro Wéverton do Atlético-PR. Sua única oportunidade com perigo eminente foi com o volante Josimar, que chutou forte a bola, desviou em Luiz Alberto e o arqueiro rubro-negro espalmou para escanteio.
O Internacional pecava muito nas saídas de bola e errava passes com frequência. O Furacão, adaptando-se ao novo ritmo de jogo do Inter, recolheu o time para o campo defensivo e contou com a sua melhor arma para efetuar suas jogadas. Marcelo e Éverton montavam o contra-ataque na velocidade, que só não ampliou o placar por pecar nas finalizações. O artilheiro do Campeonato Brasileiro Éderson perdeu um gol daqueles quando avançou com liberdade até a pequena área, alcançou o arqueiro Muriel e mandou a bola no canto direto, rente a trave.
Duas expulsões resultam em empate
Na volta do segundo tempo o técnico do Internacional, Dunga, mexeu na equipe buscando uma postura mais ofensiva por parte do time. Tirou Leandro Damião, que saiu de campo com um saldo de 10 partidas sem estufar as redes. Scocco entrou no lugar. Josimar também foi sacado to time, para entrada de Otávio.
Em reação de desespero, o Inter lançou-se ainda mais no campo de defesa atleticano e, quando os zagueiros do Furacão falhavam, Wéverton postava um paredão frente ao ataque do tiem gaúcho.
Paulo Baier teve nova chance de ampliar o placar, em uma falta frontal mandou a bola no ângulo, porém Muriel foi efetivo e saltou para evitar o gol rubro-negro. Pelo lado do Internacional, Caio teve boa chance e perdeu mostrando que a vitória do time paranaense estava encaminhada. Aos 44 minutos, Otávio aproveitou a sobra na área e mandou a bola para o fundo das redes, finalizando o placar em 1 a 1.
Internacional e Atlético-PR farão o confronto de volta no dia 23/10 (quarta-feira), no estádio Durival de Britto, em Curitiba. O Furacão fica com a vantagem do empate sem gols para garantir classificação para a semifinal. Já o Colorado terá de empatar por pelo menos dois de diferença para ter a vaga. Um placar 1 a 1 levará para as penalidades, o vencedor pega quem vencer no duelo entre Corinthians e Grêmio.