Um grupo de sete ginastas de 11 e 12 anos da Escola Municipal Helena Kolody, no Campo de Santana, vai representar Curitiba no Torneio Nacional de Ginástica Artística, que acontecerá em Aracaju (Sergipe), de15 a 18 de agosto.
A competição reunirá cerca de 150 atletas de 20 clubes de diferentes estados do Brasil. As equipes classificadas vão disputar em outubro a etapa sul-americana na Bolívia. O torneio é realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica e possui o apoio da Federação Sergipana de Ginástica.
A chance das estudantes curitibanas é grande. No ano passado a equipe venceu o campeonato brasileiro disputado em Manaus (AM). A participação das meninas será na categoria infantil nos conjuntos de massas e arcos. “São alunas muito determinadas, com desejo de aprender e já são vendedoras pelas inúmeras adversidades e desafios que enfrentam para treinar e competir” diz o professor da equipe, Robson Machado.
As ginastas que defenderão Curitiba participam do projeto de ginástica rítmica que acontece como atividade de contraturno da Escola Municipal Helena Kolody. São alunas e ex-alunas da escola que treinam uma vez por semana no período contrário ao das aulas, e aos sábados, durante a programação do Comunidade Escola. Além das sete ginastas do grupo infantil, outras 30 ginastas da escola, da etapa pré-infantil vão competir no torneio regional sul, que aconteceráem Porto Alegre, de20 a25 de agosto.
No total, 279 meninas participam do projeto de ginastica da Escola Municipal Helena Kolody. Iniciado em 2009, por iniciativa do professor Robson Machado, o projeto surgiu para atender a necessidade das estudantes que, segundo Robson, apresentavam potencial para o esporte, mas devido à distancia com clubes e escolas da modalidade não tinham onde treinar.
As ginastas são, em sua maioria, alunas da escola, que atende as turmas iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. Porém, os resultados positivos e o grande envolvimento das estudantes estimularam a ampliação do projeto. Por isso ex-alunas foram convidadas a participar.
As gêmeas Juliane e Luane dos Santos, de 10 anos, estão entre as ginastas que defenderão a cidade na etapa nacional. Elas são ex-alunas que deixaram a escola após a conclusão do 5º ano, mas que permaneceram no projeto da ginástica. “Pretendo fazer parte da seleção brasileira de ginastica rítmica”, conta Luane, que dedica com responsabilidade ao esporte.
A irmã Juliane também quer fazer da ginástica seu objetivo de vida. “É uma forma de ter saúde e ser alguém de sucesso na vida”, diz Juliane. Além de Robson, as estudantes são treinadas pela professora Natia Miguel da Silva e pela estagiária Kelly Nascimento.